Criciúma ganha sorteio contra o Guarani e disputará a Copa do Brasil - Gazeta Esportiva
Criciúma ganha sorteio contra o Guarani e disputará a Copa do Brasil

Criciúma ganha sorteio contra o Guarani e disputará a Copa do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/01/2023 às 16:11 • Atualizado: 16/01/2023 às 16:21

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, o Criciúma ganhou o sorteio realizado pela CBF contra o Guarani. Assim, a equipe vai disputar a Copa do Brasil 2023. Além dos dirigentes dos clubes envolvidos, o presidente Rubens Angelotti pela Federação Catarinense de Futebol e o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva também estiveram presentes na ocasião, que foi transmitida pela CBF TV.

A disputa aconteceu porque os clubes terminaram empatados na disputa pela décima vaga via Ranking Nacional de Clubes (RNC). Ambos disputaram a Série B 2022. O Bugre terminou na décima posição. Ao passo que o Tigre ficou na oitava colocação. Por conta disso, as equipes estão empatadas na 33ª posição, com 4.128 pontos.




Dessa forma, por não haver um critério de desempate definido, um sorteio foi necessário para decidir quem ficaria com a vaga. Antes da definição nesta segunda-feira, o Guarani já tinha se declaro contrário ao modelo e afirmou que vai jogar a competição. 

Por conta da polêmica, a CBF já anunciou que, a partir de 2024, irá extinguir as vagas para a Copa do Brasil via ranking. Em medida que visa fortalecer os Campeonato Estaduais e, por consequência, as federações, na medida em que 80 das 92 equipes se classificarão por meio das competições locais.

A Copa do Brasil 2023 acontecerá entre 22 de fevereiro a 24 de setembro de 2023, reunindo 92 equipes de 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O campeão garante a vaga para a Libertadores, em 2024.

Conteúdo Patrocinado