Eliminatóras da Copa do Mundo: veja regulamento, história e mais informações - Gazeta Esportiva
Eliminatóras da Copa do Mundo: veja regulamento, história e mais informações

Eliminatóras da Copa do Mundo: veja regulamento, história e mais informações

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/09/2023 às 19:00

São Paulo, SP

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, sediada na América do Norte (México, Estados Unidos e Canadá) começam nesta quinta-feira, quando o Paraguai recebe o Peru, às 19h30 (de Brasília), em jogo que abre a primeira rodada. A Seleção Brasileira estreia na disputa na sexta diante da Bolívia, no Mangueirão, em Belém (PA), às 21h45.

Na última edição do torneio qualificatório, o Brasil, comandado pelo então técnico Tite, também debutou diante dos bolivianos e goleou os adversários por 5 a 0. Os brasileiros foram os 'campeões' da competição com 14 vitórias e três empates, mesmo com uma partida a menos devido ao jogo cancelado diante da Argentina por conta do veto da Anvisa.


Com funciona o regulamento? 


Participam das Eliminatórias da América do Sul: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No formato de pontos corridos, as seis melhores seleções garantem vaga na próxima Copa do Mundo, enquanto a sétima colocada participa de uma repescagem contra equipes de outros continentes.

Na última edição das qualificatórias, apenas quatro times tinham vaga direta no Mundial, enquanto o quinto fazia a repescagem. Por conta do aumento de seleções de 36 para 48, os sul-americanos agora podem ter até sete representantes na próxima Copa.

Todas as equipes se enfrentam duas vezes, com turno e returno, assim como funciona no Campeonato Brasileiro, totalizando 18 jogos que definem os representantes sul-americanos no Mundial.

Breve história e curiosidades das Eliminatórias


Para todas as Copas do Mundo, as seleções tinham que participar das Eliminatórias para conseguir uma vaga no principal torneio de futebol do mundo. No entanto, apenas na Copa de 30, realizada no Uruguai, não foi necessário, pois todas as equipes foram convidadas.

O formato de pontos corridos com jogos de ida e volta foi implementado apenas nas qualificatórias para o Mundial de 1998, disputado na França. Antes, as seleções eram divididas em grupos e o torneio contava com, pelo menos, duas fases para definir as classificadas. Desde 98, são quatro seleções sul-americanas com vagas diretas e uma que disputaria a repescagem, mas esse ano é a primeira vez com seis equipes garantidas e apenas uma tendo que buscar a qualificação contra times de outros continentes.

Brasil e Alemanha são as únicas duas seleções que nunca ficaram de fora da zona de classificação de suas respectivas Eliminatórias. No entanto, somente a Seleção Brasileira participou de todas as edições de Copa do Mundo pois os alemães foram impedidos pela Fifa de participar da Copa de 50 por conta do cenário pós-Segunda Guerra Mundial.

Nas Eliminatórias sul-americanas, o Brasil detém o 'título' da maior goleada: em 1977, aplicou 8 a 0 na Bolívia. Na oportunidade, Zico foi o grande destaque da partida com quatro gols. Roberto Dinamite também deixou o seu e Gil, Cerezo e Marcelo complementaram o massacre.


Conteúdo Patrocinado