Brasil tem "um esporte de qualidade quase zero", diz novo ministro do Esporte André Fufuca - Gazeta Esportiva
Brasil tem "um esporte de qualidade quase zero", diz novo ministro do Esporte André Fufuca

Brasil tem "um esporte de qualidade quase zero", diz novo ministro do Esporte André Fufuca

Gazeta Esportiva

Por AFP

13/09/2023 às 22:06

São Paulo, SP

O novo ministro dos Esportes, André Fufuca, disse nesta quarta-feira que o Brasil tem "um esporte de qualidade quase zero". Ao assumir formalmente o cargo, em Brasília, Fufuca afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe deu a missão de fazer uma "revolução esportiva", entendida como uma forma de "democratizar o esporte".

"Não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país. Nós temos muito a avançar, muito a crescer", disse a repórteres no Palácio do Planalto após a cerimônia de posse, que contou com a presença de Lula.



Fufuca, de 34 anos, foi nomeado pelo presidente no dia 6 de setembro para substituir a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, em uma medida política que tem como objetivo avançar com as pautas do governo no Congresso.

Líder do Partido Progressista (PP) na Câmara dos Deputados, o novo ministro não entrou em detalhes sobre suas críticas à qualidade do esporte brasileiro, embora tenha chamado a atenção para a "disparidade entre o tratamento do esportista masculino e da esportista feminina".

Embora os atletas reclamem frequentemente da falta de recursos, o Brasil obteve recordes de medalhas nos Jogos Pan-americanos Lima-2019 (171 no total, sendo 55 de ouro) e nas Olimpíadas de Tóquio-2020 (21 medalhas, incluindo sete de ouro).

Lula questionou diversas vezes o talento da atual geração de jogadores do futebol brasileiro, que não conquista o título mundial desde 2002. "Hoje não temos a qualidade de jogadores que tínhamos em outros tempos", disse o presidente em julho.

Conteúdo Patrocinado