Missão impossível? Portuguesa se apoia em matemática para evitar nova queda - Gazeta Esportiva
Missão impossível? Portuguesa se apoia em matemática para evitar nova queda

Missão impossível? Portuguesa se apoia em matemática para evitar nova queda

Gazeta Esportiva

Por Ana Carolina da Silva, especial para a GE.Net

06/04/2015 às 08:00

São Paulo, SP


Na ponta da caneta e ainda absorvendo a derrota para o Red Bull Brasil, a Portuguesa começa a calcular a combinação necessária para escapar do rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, na última e decisiva rodada do estadual. Com o time na 18ª posição na classificação geral, com apenas 13 pontos somados, a matemática passa a ser o assunto preferido dos rubro-verdes.


Para começar, a Lusa precisa vencer o seu jogo contra o São Paulo, no Morumbi, às 22 horas de quarta-feira. Historicamente eminente, o clássico com o Tricolor pode assustar até o mais otimista dos frequentadores do Canindé, mas a crise que assola o time de Muricy Ramalho – derrotado neste domingo diante do Botafogo-SP, por 2 a 0, em Ribeirão Preto – pode reacender a esperança da equipe de Aílton Silva.


Além do próprio triunfo, a Portuguesa precisa aquecer a torcida por uma combinação de resultados. Também neste domingo, o São Bernardo venceu o Linense por 4 a 1, fora de casa, e foi a 15 pontos, deixando o adversário para trás com os mesmos 13 da Lusa. Já o Rio Claro bateu o Bragantino por 2 a 1, no Augusto Schmidt, e foi a 16, praticamente deixando o sufoco para trás.


Derrotado pelo São Bento por 2 a 1, o Capivariano segue com 13, empatado com Portuguesa e Linense. Ou seja, além da própria vitória no Morumbi, o time de Aílton Silva precisa torcer por um tropeço de uma das duas equipes.


A primeira delas recebe a Ponte Preta, na quarta-feira, na Arena Capivari; a Macaca já está classificada para as quartas e atualmente estuda a possibilidade de poupar titulares para o mata-mata. No mesmo dia, a agremiação de Lins visita o Moisés Lucarelli para enfrentar o Red Bull Brasil, algoz da Lusa neste fim de semana e também já garantido na próxima etapa do estadual, com o São Paulo como adversário.


Anotado? Com a calculadora em mãos, o técnico Aílton Silva levará o seu time do Canindé ao Morumbi para tentar executar a primeira parte da missão: vencer o instável São Paulo de Muricy Ramalho, na quarta-feira, às 22 horas (de Brasília). Se a extensa combinação de resultados não se concretizar, a Portuguesa ao menos terá a oportunidade de seguir o caminho que já trilhou em 2007 e 2013, quando ergueu a taça da Série A2 do Paulistão.


A luz no fim do túnel: já rebaixada para a Série C do Brasileirão, a Portuguesa luta para não repetir o fracasso no Paulistão
A luz no fim do túnel: já rebaixada para a Série C do Brasileirão, a Portuguesa luta para não repetir o fracasso no Paulistão - Credito: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Conteúdo Patrocinado