Palmeiras e Flamengo aparecem entre os dez melhores times do mundo em ranking da IFFHS - Gazeta Esportiva
Palmeiras e Flamengo aparecem entre os dez melhores times do mundo em ranking da IFFHS

Palmeiras e Flamengo aparecem entre os dez melhores times do mundo em ranking da IFFHS

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/09/2023 às 18:43

São Paulo, SP

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou na última terça-feira o ranking dos melhores times do mundo referente ao período entre setembro de 2022 e agosto deste ano. Palmeiras (9º) e Flamengo (3º) foram os sul-americanos mais bem posicionados e os únicos a integrarem o top 10.

Entre os trinta melhores ainda aparecem São Paulo (13º), Fortaleza (17º), Botafogo (20º), Internacional (21º) e Corinthians (28º). Já entre os brasileiros presentes na lista, o Santos ficou com a terceira pior colocação, em 236º, na frente apenas de Cuiabá (287º) e Grêmio (371º).



As posições do ranking são decididas através de pontos, que os times conquistam com vitórias, empates e títulos. Campeonatos como a Liga dos Campeões e Copa Libertadores rendem 14 pontos à equipe campeã, por exemplo. A pontuação para torneios nacionais depende do "peso" que a liga tem para a IFFHS.

Por serem os protagonistas do futebol brasileiro e sul-americano nos últimos anos, Palmeiras e Flamengo mantêm sequência entre os mais bem colocados do continente. Em janeiro deste ano, os dois times encabeçaram a lista, na frente de times como Liverpool e Real Madrid. Em agosto, o Verdão voltou a aparecer entre os dez primeiros, enquanto o Rubro-Negro permaneceu entre no top 3 durante todo o ano.

As duas equipes volta a campo pelo Brasileirão, após pausa para a data Fifa. Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o Athletico-PR, no Estádio Kleber Andrade, às 21h30 (de Brasília). Nesta sexta-feira, o Palmeiras encara o Goiás, no Allianz Parque, também às 21h30.

Conteúdo Patrocinado