Palmeiras denuncia caso de racismo à Conmebol em vitória sobre o Cerro Porteño - Gazeta Esportiva
Palmeiras denuncia caso de racismo à Conmebol em vitória sobre o Cerro Porteño

Palmeiras denuncia caso de racismo à Conmebol em vitória sobre o Cerro Porteño

Gazeta Esportiva

Por Felipe Leite

26/05/2023 às 20:37

São Paulo, SP

Nesta sexta-feira (26), o Palmeiras apresentou denúncia à Conmebol — entidade que rege o futebol sul-americano — por conta de atos racistas de torcedores do Cerro Porteño. O Verdão foi até Assunção para encarar o clube paraguaio na quarta-feira, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, em partida que terminou com o placar de 3 a 0 para o time palestrino.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível notar os jogadores do Alviverde sendo chamados de 'monos' — 'macacos', em espanhol.

Conforme apurado pela Gazeta Esportiva, a Conmebol abriu expediente disciplinar para apurar o tema do vídeo. A denúncia do Palmeiras chegou depois e foi anexada ao expediente.

Em média, tais expedientes disciplinares levam cerca de duas semanas para serem concluídos.



Segundo o Código Disciplinar da Conmebol, a multa para clubes "cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio" será de, pelo menos, 100 mil dólares (cerca de R$ 500 mil). Em caso de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de 400 mil dólares.

No caso, há o pedido de reincidência por parte do Palmeiras — em 2022, as equipes se enfrentaram nas oitavas de final da Libertadores e, em vídeos que viralizaram nas redes sociais, foi possível ver torcedores do Cerro Porteño imitando macacos em direção aos torcedores palmeirenses.

O clube paraguaio foi multado em 100 mil dólares à ocasião.

Conteúdo Patrocinado