Canelo Alvarez, dono de um cartel com 51 vitórias, uma derrota, dois empates e 34 nocautes, um dos pugilistas mais conhecidos do boxe atual e o rei da categoria peso médio, assumirá um novo desafio ao passar para a categoria de mais de 100 quilos em uma luta de 12 rounds contra o campeão Sergey “Krusher” Kovalev, dono de um cartel com 34 vitórias, três derrotas, um empate e 28 nocautes

Canelo Alvarez (esquerda) enfrenta Sergey “Krusher” Kovalev (direita) (Foto: Ethan Miller/Getty Images/insAFP)
“A segunda fase da minha carreira continua como planejamos e é por isso que continuamos a fazer grandes lutas para entrar nos livros de história do boxe”, disse Canelo Alvarez. “É também por isso que decidi pular duas categorias de peso para enfrentar um dos campeões mais temidos dos últimos anos. Kovalev tem um soco perigoso, e é naturalmente um homem maior, mas esse é o tipo de desafio e risco que eu gosto de enfrentar”, completou.
Canelo possui 29 anos e é natural de Guadalajara no México. O lutador tornou-se o rosto do boxe ao vencer alguns dos principais nomes do esporte. Com 69,8Kgs, Canelo conquistou diversos títulos mundiais e derrotou nomes como Austin “No Doubt” Trout, Sugar Shane Mosley, Alfredo “El Perro” Ângulo, entre outros.
Com 72,5Kgs, o mexicano derrotou Gennady “GGG” Golovkin e Daniel “Miracle Man” Jocobs para estabelecer-se como o rei da divisão. E, logo após assinar uma parceria inovadora com o DAZN, Canelo mudou-se para a divisão de 76Kgs, derrotando Rocky Fielding em três rounds se tornando o Campeão Mundial da categoria Super Médio da WBA (Associação Mundial de Boxe).
“Para ser o melhor, você precisa vencer o melhor. Eu sempre tentei lutar contra os adversários mais difíceis da minha divisão, mas muitos fugiram durante minha carreira. Canelo queria me enfrentar, para entrar em uma nova divisão e conquistar meu cinturão. Estarei pronto em 2 de novembro”, disse Kovalev.
Nessa luta, Kovalev, de 36 anos, participará de sua 17ª luta consecutiva pelo título mundial e também da luta mais lucrativa de sua carreira contra a maior estrela do boxe. Um artista do nocaute e tricampeão mundial dos meio-pesados. O russo conquistou o título mundial dos pesos pesados da WBO em 2013, quando viajou para o País de Gales e protagonizou um nocaute impressionante em Nathan Cleverly.
Visitou também Atlantic City em 2014, para enfrentar o futuro Hall da Fama Bernard “The Alien” Hopkins, buscando a unificação dos títulos da WBO (Organização Mundial de Boxe), WBA (Associação Mundial de Boxe) e IBF (Federação Internacional de Boxe), conquistando uma vitória por decisão unânime. Como campeão unificado, Kovalev defendeu com sucesso seus títulos duas vezes contra o atual campeão interino da divisão Meio-Pesado, Jean Pascal, na cidade natal do lutador, em Montreal.
Kovalev sofreu duas derrotas controversas para o ex-medalhista de ouro olímpico Andre Ward (em 2016 e 2017) e uma outra surpresa contra Eleider Alvarez em 2018, mas rapidamente recuperou seu título todas as vezes. Em agosto, o pugilista finalmente teve a chance de lutar em sua própria cidade natal, Chelyabinsk, na Rússia, vencendo o até então invicto Anthony Yarde, em uma arena lotada.