Bayer Leverkusen anuncia Xabi Alonso como treinador - Gazeta Esportiva
Xabi Alonso é anunciado como novo treinador do Bayer Leverkusen

Xabi Alonso é anunciado como novo treinador do Bayer Leverkusen

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/10/2022 às 15:27

São Paulo, SP

O desempenho ruim do Bayer Leverkusen no início desta temporada resultou na queda do treinador Gerardo Seoane. Nesta quarta-feira, o clube alemão anunciou a troca do suíço pelo espanhol Xabi Alonso. O ex-jogador deixou o Real Sociedad, em que comandava a equipe B, para um novo desafio no Campeonato Alemão.



A saída de Gerardo Seoane é resultado do retrospecto recente do Bayer Leverkusen. A equipe não vence no Campeonato Alemão há quatro partidas. Nas oito rodadas disputadas até o momento, o time só venceu um confronto e, com isso, ocupa a 17ª e penúltima colocação na tabela, com cinco pontos. Em seu último jogo, os alemães foram derrotados por 2 a 0 contra o Porto, na terceira rodada da Liga dos Campeões.

"Gerardo Seoane fez um bom trabalho pelo Bayer ao longo do último ano e meio, sobretudo se classificando para a Liga dos Campeões. Infelizmente, nos desviamos do caminho para o sucesso. Do nosso ponto de vista, a eliminação antecipada da Copa Alemã e, em particular, a posição atual na Bundesliga, que está muito abaixo das nossas expectativas, tornou imperativa a mudança de treinador”, explicou Simon Rolfes, diretor esportivo do Bayer Leverkusen.

"Com Xabi Alonso, contratamos um treinador que, como jogador, foi um profissional de nível internacional por muitos anos, um estrategista inteligente e extremamente bem-sucedido em três das ligas europeias mais exigentes", justificou o diretor.

O espanhol terá sua primeira oportunidade como treinador do elenco principal de uma equipe da elite nacional. Sua carreira como técnico teve início em 2017, nas categorias de base do Real Madrid. Em 2019 assumiu o Real Sociedad B, disputou a terceira divisão espanhola e conseguiu a classificação para a segunda divisão. No primeiro semestre deste ano, porém, terminou rebaixado.


Dentro das quatro linhas, Xabi Alonso estreou como profissional em 2000, pelo Real Sociedad. O ex-jogador acumulou 695 jogos, 43 gols e 69 assistências. O espanhol foi campeão em quase todos os clubes por onde passou, entre seus títulos estão uma Copa do Mundo, duas Eurocopas, duas Ligas dos Campeões, um Campeonato Espanhol, três Campeonatos Alemães, uma Taça da Inglaterra, entre outros. Em seus 17 anos de carreira, atuou por gigantes europeus, como Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique, onde, segundo ele, conheceu o Bayer Leverkusen.

“Conheço o Leverkusen do meu tempo na Alemanha como um excelente clube. O Bayer sempre teve grandes jogadores e vejo muita qualidade no elenco atual também. Em minhas discussões com o clube, rapidamente ficou claro que, apesar da situação difícil, metas ambiciosas ainda estão sendo perseguidas. Estou muito empolgado com esta tarefa e tenho certeza de que cumpriremos essa reivindicação”, disse o espanhol recém-contratado.

O Bayer Leverkusen, já sob o comando de Xabi Alonso, volta a campo no sábado, às 10h30, para enfrentar o Schalke 04, na BayArena, pela nona rodada do Campeonato Alemão.

Conteúdo Patrocinado