Alemanha supera Sérvia e conquista Mundial de Basquete pela primeira vez - Gazeta Esportiva
Alemanha supera Sérvia e conquista Mundial de Basquete pela primeira vez

Alemanha supera Sérvia e conquista Mundial de Basquete pela primeira vez

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/09/2023 às 11:40 • Atualizado: 10/09/2023 às 12:31

São Paulo, SP

Na manhã deste domingo, a Alemanha sagrou-se como a grande campeã do Mundial de Basquete. Na grande final, os alemães deram show e bateram a Sérvia pelo placar de 83 a 77 na Mall of Asia Arena, em Manila, nas Filipinas, para sair com o título da competição.

Com o título inédito, a Alemanha entra para a história do basquete mundial e se junta ao seleto grupo de seis países que conquistaram o título da Copa do Mundo. São elas: Estados Unidos (5), Brasil (2), Argentina (1), Espanha (2) e as antigas Iugoslávia (5) e União Soviética (3).


O jogo


A Sérvia começou bem o confronto, mas teve um desfalque importante logo no início. O camisa 13 Ognjen Dobric teve uma torção no tornozelo e deixou a quadra logo no início do primeiro quarto. O jogo começou bem equilibrado, mas os sérvios foram um pouco mais eficientes e terminaram a frente no placar nos primeiros dez minutos.

No segundo quarto, a Alemanha conseguiu nivelar o confronto com base nos erros cometidos pela própria Sérvia. Com cinco minutos, os alemães viraram sobre os sérvios em um arremesso de três pontos, o que deu início a uma sequência vitoriosa de pontos. O jogo ficou lá e cá.

A Sérvia parecia encaminhar uma boa vantagem para o intervalo; porém, a seleção cometeu muitos erros e viu a Alemanha virar a partida novamente com menos de três minutos. Mesmo assim, os sérvios foram buscar o empate. Assim, o primeiro tempo terminou com o marcador empatado em 47 a 47.

Na volta do intervalo, a Alemanha voltou melhor e começou a impor seu jogo. Enquanto a defesa da Sérvia parecia não se encontrar e batia cabeça, os alemãs aproveitaram para encaixar os ataques e abrir vantagem no placar. Ao fim de mais dez minutos, os sérvios fizeram apenas dez pontos e a Alemanha levou uma vantagem de 69 a 57 para o último quarto.

O último quarto reservou fortes emoções. A Alemanha tentou ao máximo segurar a bola no ataque e converter suas cestas, enquanto à Sérvia só restava recuperar a bola e atacar para tentar voltar para o jogo. Em certo momento, os sérvios diminuíram a diferença para quatro pontos, mas não conseguiram ter sequência e perderam a oportunidade de deixar tudo igual novamente.

Com menos de dois minutos para o fim do confronto, a Sérvia ainda colocou fogo no jogo, mas não teve jeito.

Se nos dois primeiros quartos a Sérvia foi um pouco melhor que os adversários, nos dois últimos a Alemanha deu um grande salto de qualidade e dominou a partida, amassando o rival. Assim, os alemães se sagraram campeões da Copa do Mundo de basquete pela primeira vez por 83 a 77 e fizeram história.



Canadá vence EUA e fica com a medalha de bronze


Mais cedo neste domingo, Canadá e Estados Unidos se enfrentaram na disputa do terceiro lugar. Os canadenses levaram a melhor sobre os estadunidenses e venceram por 127 a 118, conquistando a medalha de bronze no Mundial de basquete.

O Canadá começou melhor a partida e venceu o primeiro quarto com certa facilidade. Os Estados Unidos, porém, reagiram e levaram o segundo. Após o intervalo, os canadenses se superaram no terceiro, mas o quarto ficou com os estadunidenses. Assim, a decisão encaminhou-se para a prorrogação.

No tempo extra, os canadenses jogaram melhor e saíram com a vitória, Dillon Brooks foi o grande destaque do embate e terminou com 39 pontos. Do lado dos Estados Unidos, o brilho de Anthony Edwards, que teve 24 pontos e cinco rebotes, não foi suficiente para levar a seleção ao pódio.

Conteúdo Patrocinado