Viviane Lyra alcança recorde brasileiro e termina em quarto lugar nos 35 km marcha atlética no Mundial de Budapeste - Gazeta Esportiva
Viviane Lyra alcança recorde brasileiro e termina em quarto lugar nos 35 km marcha atlética no Mundial de Budapeste

Viviane Lyra alcança recorde brasileiro e termina em quarto lugar nos 35 km marcha atlética no Mundial de Budapeste

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/08/2023 às 17:50

São Paulo, SP

Depois de terminar em oitavo lugar nos 20 km, com direito a índice para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Viviane Lyra voltou a brilhar nos 35 km marcha atlética do Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, na Hungria, nesta quinta-feira. Ela cruzou a linha de chegada, na Praça dos Heróis, na quarta colocação, com um tempo de 2h44min40s, novo recorde brasileiro.

"Este quarto lugar tem gosto de medalha", comemorou logo após a prova, bastante emocionada. "Preciso agradecer a muita gente e a Deus acima de tudo. Vim de uma doença, de uma hepatite. Fiquei fora do Troféu Brasil e do Campeonato Sul-Americano, mas me recuperei. Consegui esse grande resultado", prosseguiu a atleta, que já era recordista brasileira da prova, com 2h45min02s.

Motivada, ela pretende trabalhar com mais empenho ainda, visando a temporada do ano que vem. "Brasil, vamos adiante. Temos muito trabalho pela frente. Se Deus quiser com saúde, com uma preparação sem os problemas deste ano", disse a carioca, de 30 anos, que defende o Praia Clube/Exército/Futel, de Uberlândia, Minas Gerais.

Outras duas brasileiras participaram da prova: Elianay Pereira, que ficou em 36º lugar, com 3h16min11s, e Érica Sena, que abandonou a competição no quilômetro 16. "Não consegui me recuperar dos 20 km. As provas foram muito próximas", afirmou Érica.

Depois de vencer os 20 km no último domingo, a espanhola Maria Pérez ganhou também os 35 km, com novo recorde do Campeonato Mundial: 2h38min40s. A peruana Kimberly García conquistou a medalha de prata, com 2h40min52s, seguida da grega Antigoni Ntrismpioti (2h43min22s).


Caio Bonfim termina em 10º no Mundial


Na prova masculina, Caio Bonfim, único representante brasileiro, terminou em 10º lugar, com um tempo de 2h27min45s. O brasiliense, que conquistou a medalha de bronze nos 20 km no último sábado, disse estar feliz com a sua atuação no Mundial de Budapeste.

"Foi um grande dia. Pude estar entre os melhores e ficar em 10º do mundo. Estou muito orgulhoso. Fiz uma boa marca", declarou o atleta.

Caio esteve no pelotão de frente da prova até o quilômetro 20, mas acabou não acompanhando o ritmo da competição.

"Os caras conseguiram ser melhores. Muita gente boa. Prova forte, com nível altíssimo. No final não tive velocidade para ser mais competitivo. Acho que não recuperei fisiologicamente apenas cinco dias depois de ganhar minha medalha e de melhorar o meu recorde brasileiro. Entreguei tudo. Estou realmente orgulhoso, mas a gente quer sempre mais", concluiu.

Assim como Maria Pérez no feminino, o espanhol Álvaro Martín conquistou a sua segunda medalha de ouro na competição. Ele bateu o recorde dos 35 km de seu país, com 2h24min30s. O equatoriano Brian Daniel Pintado, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, ficou com a prata (2h24min34s, recorde sul-americano) e o japonês Masatora Kawano levou o bronze, com 2h25min12s.

Caio esteve no pelotão de frente da prova até o quilômetro 20, mas acabou não acompanhando o ritmo da competição. (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Conteúdo Patrocinado