Felipe Bardi faz história e bate o recorde brasileiro dos 100m, com 9s96 - Gazeta Esportiva
Felipe Bardi faz história e bate o recorde brasileiro dos 100m, com 9s96

Felipe Bardi faz história e bate o recorde brasileiro dos 100m, com 9s96

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/09/2023 às 19:09

São Paulo, SP

O paulista Felipe Bardi dos Santos bateu na manhã deste sábado o recorde brasileiro dos 100m, durante a disputa do Troféu Bandeirantes, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo. O atleta passou a ser o segundo brasileiro a quebrar a barreira dos 10 segundos, oficialmente, com 9s96.

O primeiro a bater a marca foi Erik Cardoso, companheiro de Felipe nos treinos em Santo André. O também paulista havia corrido a prova do Campeonato Sul-Americano, em São Paulo, em 9s97, no dia 28 de julho.

Além do recorde brasileiro, Felipe Bardi está qualificado para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, assim como Erik Cardoso, ambos treinados por Darci Ferreira da Silva. O recorde brasileiro de Robson Caetano, de 10 segundos cravados, resistiu de 1988 até 2023.



 










Ver esta publicação no Instagram























 

Uma publicação partilhada por Time Brasil (@timebrasil)






"Foi um grande dia e estou muito feliz, agradecendo a Deus sempre. Sabia que esse resultado iria sair. Voltei do Mundial, descansei, entrei na prova relaxado", afirmou Bardi, de 24 anos. "O Erik abriu a porteira e agora outros atletas podem correr abaixo de 10 segundos. O Rodrigo e o Gabriel mostraram hoje que podem correr na casa dos 9 segundos", disse. "O Erik é muito meu amigo, dividimos o apartamento em Santo André. Ficamos quase 24 horas juntos."

No cronômetro do estádio, Felipe chegou a tirar foto com o tempo de 9s97, mas que posteriormente foi corrigido pela arbitragem eletrônica para 9s96. Rodrigo Pereira do Nascimento ficou com a medalha de prata, com tempo de 10s06, seguido de Gabriel Aparecido dos Santos Garcia, com 10s10.

Felipe disse que tem muito a melhorar ainda tecnicamente. "A minha saída do bloco não é boa, tenho de acelerar muito. Depois dos 50m para frente vou muito bem. O foco agora é os Jogos Pan-Americanos de Santiago, Queria um marca boa para garantir minha participação no Chile, mas não imaginava tudo isso", comentou.

Tanto Felipe, como Erik e Rodrigo do Nascimento representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Budapeste, disputado em agosto, na Hungria. Este ano, a temporada está atípica porque os melhores atletas brasileiros se prepararam para disputar ainda os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro.

Conteúdo Patrocinado