Portuguesa vira sobre o Mirassol e escapa do rebaixamento na última rodada do Paulistão - Gazeta Esportiva
Portuguesa vira sobre o Mirassol e escapa do rebaixamento na última rodada do Paulistão

Portuguesa vira sobre o Mirassol e escapa do rebaixamento na última rodada do Paulistão

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/03/2023 às 18:16 • Atualizado: 05/03/2023 às 18:51

São Paulo, SP

A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista aconteceu na tarde deste domingo com sete jogos. Entre eles, a Portuguesa visitou o Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP), e venceu por 2 a 1. Camilo abriu o placar para os donos da casa, mas Richard e João Victor viraram para os visitantes.

Com isso, a Lusa chega à segunda vitória em 12 jogos no Estadual - tem outros quatro empates e seis derrotas -, atinge os dez pontos e se livra do rebaixamento pelo gols pró, terceiro critério de desempate. O time paulistano encerra a fase de grupos com dez tentos anotados, contra cinco do São Bento, rebaixado com a segunda pior campanha. Além disso, a Portuguesa ainda garante vaga na Taça Independência.




Por outro lado, o Leão, que já não tinha chances de avanço às quartas de final, termina a fase de grupos com a melhor campanha entre os não classificados, com 16 pontos. Dessa forma, decide sempre em casa na Taça Independência.

O torneio, que leva nome em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil, substitui o antigo Troféu do Interior e abriga os times que ficarem entre nono e 14º colocados, além dos eliminados nas quartas do Paulistão. No entanto, clubes da elite nacional não participam da disputa, independentemente de suas posições na competição.

Os gols de Mirassol e Portuguesa


Jogando em casa, o Mirassol foi quem abriu o placar, mas apenas nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 42, Arnaldo cruzou na área pela direita e Camilo chegou livre dentro da área, para cabecear no contrapé de Thomazella e marcar o primeiro.

No entanto, a felicidade dos donos da casa durou pouco. Três minutos depois, a defesa do Leão fez lambança e a bola sobrou para Richard, que ajeitou e chutou forte para deixar tudo igual no Estádio José Maria de Campos Maia.

Na volta do intervalo, a Lusa precisou de apenas sete minutos para virar a partida. João Victor aproveitou cruzamento na área e, de peixinho, marcou o segundo dos visitantes e sacramentar o resultado que salvou a equipe do rebaixamento.


Demais resultados deste domingo no Paulistão


Em outro confronto deste domingo no Paulistão, a Água Santa enfrentou o São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP), e venceu por 1 a 0, com gol de Arthur Henrique (contra). Apesar do resultado, ambos os clubes, que entraram em campo já classificados, avançaram às quartas de final na segunda posição de seus respectivos grupos.

Agora, o Bernô enfrenta o Palmeiras, líder do Grupo D, no primeiro compromisso do mata-mata, no final de semana dos dias 11 e 12, no Allianz Parque. Por sua vez, o Netuno encara o São Paulo também entre o próximo sábado e domingo, sob mando do Tricolor.

Ainda nesta tarde, o Bragantino visitou o São Bento, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), e venceu por 3 a 0, com gols de Bruninho, Gustavinho e Praxedes. Assim, o Massa Bruta avança às quartas na primeira posição do Grupo A e decide vaga na semifinal contra o Botafogo-SP, no Nabi Abi Chedid, em Brança Paulista (SP).

Por fim, Ferroviária e Inter de Limeira duelaram na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), e não saíram do zero a zero. Com isso, a Locomotiva terminou o Paulistão na lanterna da classificação geral, com apenas nove pontos ganhos, e teve o rebaixamento à Série A2 decretado. Já o Leão da Paulista disputará a Taça Independência.

Conteúdo Patrocinado