Rafael Silva leva bronze em Grand Prix de Judô de Portugal - Gazeta Esportiva
Rafael Silva leva bronze em Grand Prix de Judô de Portugal

Rafael Silva leva bronze em Grand Prix de Judô de Portugal

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/01/2023 às 20:22

São Paulo, SP

O Brasil encerrou sua participação no Grand Prix de Judô de Portugal com mais um pódio, neste domingo. O experiente Rafael Silva “Baby” faturou a medalha de bronze em duelo com o compatriota João Cesarino pelo terceiro lugar no peso pesado masculino.

Com as pratas de Rafaela Silva e Gabriella Mantena conquistadas na sexta e no sábado, respectivamente, o judô brasileiro conclui a primeira competição do ano com três pódios e um começo de temporada promissor.



 










Ver essa foto no Instagram























 

Uma publicação compartilhada por CBJ (@judocbj)






Parte da delegação continuará em Portugal participando de treinamento de campo nos próximos dias. No final de semana seguinte, o Brasil volta ao tatame para a disputa do tradicional Grand Slam de Paris, nos dias 04 e 05 de fevereiro.

De volta ao pódio


O bronze em Portugal tem gostinho especial para Rafael Silva após um 2022 difícil em que ficou fora do pódio no Mundial de Tashkent e no World Masters de Jerusalém. Voltar a figurar entre os melhores de sua categoria, com vitórias sobre europeus e asiáticos, traz confiança para o brasileiro buscar mais resultados nessa temporada. Aos 35 anos, Baby busca sua quarta participação em Jogos Olímpicos.

"Estou feliz de começar o ano com uma medalha. Acredito que tenho bastante a contribuir e aprender. A temporada só está começando, mas é preciso acelerar, porque o Mundial este ano é mais cedo, em maio. Enfim, (estou) focado, aprendendo e apreciando o caminho", resumiu Baby.

Neste domingo, ele estreou com vitória por ippon sobre Giannis Antoniou, do Chipre, e bateu o cazaque Zhambyl Turgynaliyev, nas oitavas de final. Nas quartas, passou pelo sul-coreano Jaegun Youn, nas punições, e só parou no jovem Georgiano Saba Inaneishvili, que terminou com a prata.

Rafael Silva projeta adversário no Grand Prix de Portugal. Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF


Na luta pela medalha, Baby encontrou Cesarino, que veio da repescagem após vencer Christian Konoval, dos Estados Unidos, e Dzhamal Kamzatkhanov, do Azerbaijão. O holandês Jur Spjkers venceu Cesarino nas quartas e mandou o brasileiro para a repescagem. Yakiv Khammo, da Ucrânia, seria o adversário de Cesarino, mas não se apresentou para o combate e o brasileiro seguiu direto para a disputa de bronze.

Baby conseguiu impor maior volume de ataques e venceu o duelo nas punições (3-2). Os dois estarão novamente no Grand Slam de Paris.

"É sempre difícil enfrentar alguém do mesmo país. Cesarino tem muitas qualidades e tive que me esforçar muito pra fazer uma boa luta com ele", comentou Rafael.

Conteúdo Patrocinado