Alison Piu dos Santos é uma das atrações da etapa de Zurique da Liga Diamante de atletismo - Gazeta Esportiva
Alison Piu dos Santos é uma das atrações da etapa de Zurique da Liga Diamante de atletismo

Alison Piu dos Santos é uma das atrações da etapa de Zurique da Liga Diamante de atletismo

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/08/2023 às 14:44

São Paulo, SP

Campeão mundial do Oregon-2022, nos Estados Unidos, e quinto colocado no Mundial de Budapeste, na Hungria, este ano, Alison Piu dos Santos, permaneceu na Europa e volta às competições nesta quinta-feira. O atleta está confirmado para a prova dos 400m com barreiras do Weltklasse Meeting, 11ª etapa da Liga Diamante 2023, em Zurique, Suíça.




A prova é considerada uma repetição do Mundial. Afinal, cinco finalistas no Centro Nacional de Atletismo de Budapeste estão inscritos para competir no Estádio Leizigrund. Esta será mais uma oportunidade do brasileiro correr bem, sem as dificuldades enfrentadas na capital húngara pela falta de ritmo após cirurgia.

“Estou feliz e grato por ter disputado o Mundial, poder competir com a rapaziada, e estar saudável”, disse Piu, que sofreu uma contusão e uma cirurgia no joelho direito em fevereiro deste ano. Ele havia disputado apenas duas provas antes do Mundial. “Quero mostrar que estou bem. O objetivo no ano que vem é Paris e eu volto mais rápido e mais forte.”

Além de Alison, medalha de bronze nos Jogos de Tóquio-2021, que ocupa o quinto lugar no Ranking Mundial, com 47.30, estão inscritos o norueguês Karsten Warholm (46.51), Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas (47.26), o jamaicano Roshawn Clarke (47.34) e o norte-americano Trevor Bassit (47.38). No Mundial de Budapeste, o pódio foi formado pelo campeão Warholm (46.89), seguido de McMaster (47.34) e Benjamin (47.56).

O atleta brasileiro disputou apenas uma etapa da Liga Diamante este ano, no dia 21 de julho, em Mônaco, quando foi vice-campeão – sendo superado apenas por Karsten Worholm. Dependendo do resultado desta quinta-feira, o brasileiro poderá se classificar para a grande final do principal circuito de competições da World Athletics, marcada para os dias 16 e 17 de setembro, no Estádio Hayward Field, em Eugene, Estados Unidos.




Piu, de 23 anos, tem mais uma competição agendada para a Europa: dia 4 de setembro (segunda-feira) disputa o Gala di Casteli, etapa da série prata da World Athletics Continental Tour, na cidade de Belinzona, Suíça.

Outra prioridade do atleta nascido em São Joaquim da Barra, em São Paulo, é defender seu título de campeão dos Jogos Pan-Americanos. A competição está marcada para acontecer de 29 de outubro a 5 de novembro, em Santiago, no Chile.

Conteúdo Patrocinado