100 dias para o Pan: Brasil soma 550 vagas garantidas em Santiago - Gazeta Esportiva
100 dias para o Pan: Brasil soma 550 vagas garantidas em Santiago

100 dias para o Pan: Brasil soma 550 vagas garantidas em Santiago

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/07/2023 às 23:48

São Paulo, SP

Faltam 100 dias para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, e o Brasil já contabiliza em quais modalidades vai participar na competição. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) destacou nesta terça-feira que o país tem 164 nomes oficialmente confirmados e 550 vagas garantidas no evento.

Entre os destaques estão os medalhistas olímpicos Ana Marcela Cunha (águas abertas), Fernando Scheffer (natação), Rayssa Leal (skate), Kelvin Hoefler (skate), Felipe Wu (tiro esportivo) e Martine Grael/Kahena Kunze (vela). A expectativa é que o Time Brasil tenha cerca de 630 atletas e 1000 pessoas ao todo, incluindo comissões técnicas e staff.



“Santiago 2023 será, sem dúvidas, um dos maiores desafios logísticos da história do COB. Estamos trabalhando com muito afinco para cumprir nosso maior objetivo: proporcionar aos atletas toda a estrutura para que possam focar apenas no seu desempenho, em dar o seu melhor no dia da prova. Além disso, claro, queremos conquistar o maior número de vagas possíveis para Paris 2024. Repetir o desempenho de Lima 2019 será desafiador, o sarrafo está lá no alto, mas vamos buscar nos manter no Top-3 do continente”, disse Rogério Sampaio, campeão olímpico e chefe da Missão Santiago 2023.

O Brasil espera que o Pan seja mais um importante teste visando os Jogos Olímpicos de Paris-2024. “Os Jogos Pan-Americanos são um importante termômetro não apenas para efeitos de resultado esportivo, mas também para avaliar a qualidade dos nossos serviços aos atletas e demais integrantes da delegação brasileira. Santiago 2023 cumprirá uma etapa fundamental para Paris 2024, que vai começar apenas nove meses mais adiante. Por isso, a presença de campeões olímpicos e de diversos outros atletas de destaque em suas modalidades será muito importante”, comentou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.

Esse ano, o Brasil conseguiu excelentes resultados com atletas de diferentes modalidades como Manoel Messias (triatlo), Raicca Ventura (skate park feminino), Marcus D'Almeida (tiro com arco), Babi Domingos e a Equipe (ginástica rítmica), Nathalie Moellhausen (esgrima) e Hugo Calderano (tênis de mesa).

Em 2022, além das 23 medalhas em Campeonatos Mundiais ou torneios equivalentes, atletas brasileiros de 15 modalidades ficaram entre o quarto e o oitavo lugares nas principais competições do ano.

Conteúdo Patrocinado