Joia rara - Gazeta Esportiva
Felipe Leite
São Paulo, SP
07/12/2023 07:30:11
 

Por Felipe Leite

Autor de gol na final da Copa do Brasil sub-17, Luighi foi um dos principais responsáveis pelo quarto título do Palmeiras na competição. O atacante foi o artilheiro do time na disputa, com nove tentos, e superou nada mais, nada menos do que Endrick (e também João Pedro) como jogador do Verdão a marcar mais vezes em uma mesma edição do torneio mata-mata de base.

Apesar do insucesso recente na Libertadores sub-20, o Alviverde segue empilhando títulos e revelando talentos nas categorias de base. No dia 18 de junho, o Verdão goleou o Athletico-PR na Arena Barueri, pelo placar de 4 a 1, e conquistou o bicampeonato consecutivo da Copa do Brasil sub-17.

Nas últimas sete decisões em competições nacionais de base, o Palmeiras conquistou sete taças — 100% de aproveitamento, pois: Copinha (2022 e 2023), Copa do Brasil sub-20 (2022), Brasileirão sub-17 (2022), Brasileirão sub-20 (2022), além do já mencionado bicampeonato na Copa do Brasil sub-17.

Com exclusividade para a Gazeta Esportiva, Luighi falou sobre a conquista recente, a sensação de ser campeão e grande destaque do torneio com o Palmeiras, as pretensões para a carreira e a expectativa de crescer cada vez mais no clube palestrino. Confira!

Luighi conquistou Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022), Paulista Sub-17 (2022), Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), Paulista Sub-11 (2x), Copa Avanhandava Sub-12, Paulista Sub-13, Paulista Sub-15, Belmare Cup Sub-11 (Japão), Copa PUMA Toreros Sub-12 (Japão), Mito HollyHock Cup Sub-13 (Japão) e Festival TSFC Sub-17 com a camisa do Verdão (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Gazeta Esportiva: Luighi, você participou da conquista recente do Verdão sub-17: a Copa do Brasil. Qual a importância de levantar esse troféu para sua carreira no clube?

Luighi: É de uma importância muito grande. É sempre muito bom ser campeão com a camisa do Palmeiras, e pude participar da campanha dos dois títulos do bi da Copa do Brasil Sub-17. Não poderia estar mais feliz.

Gazeta Esportiva: Como descrever a sensação de ser campeão com a camisa do Palmeiras?

Luighi: É uma sensação única. Aqui, estamos acostumados a conquistar títulos desde sempre. Isso faz toda a diferença em momentos decisivos.

Gazeta Esportiva: E a de marcar gol na final?

Luighi: Marcar um gol na final é o sonho de qualquer garoto que veste a camisa do Palmeiras. Ajudar o time a ser campeão vem sempre em primeiro lugar, mas fico muito feliz por ter deixado minha marca na decisão.

Gazeta Esportiva: Você foi o artilheiro do time na disputa, com nove gols, sendo um dos principais responsáveis pelo quarto título do Alviverde na competição. Qual sua avaliação da própria atuação individual na Copa do Brasil?

Luighi: Vim me preparando muito bem desde o início do ano, porque ser artilheiro da Copa do Brasil Sub-17 era uma das metas pessoais que tinha. Trabalhei duro e pude alcançar esse objetivo.

Atacante foi o grande nome da Copa do Brasil sub-17 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Gazeta Esportiva: Você superou o Endrick (e também o João Pedro) como jogador do Verdão a marcar mais vezes em uma mesma edição do torneio mata-mata de base. O quanto esse marco significa para você?

Luighi: Significou muito para mim ter superado um dos meus ídolos na artilharia. Espero poder bater ainda muitas outras marcas com a camisa do Palmeiras. Fiquei muito feliz que ele (Endrick) mandou uma mensagem me parabenizando depois.

Gazeta Esportiva: Claro, o bom desempenho chama atenção. Você tem pretensões de, o mais cedo possível, poder já defender a equipe sub-20 — pensando em estar mais ‘próximo’ do profissional?

Luighi: Sim, eu trabalho muito todos os dias e tenho como meta. Estar no Sub-20 significa estar mais próximo do profissional, então quero mostrar meu serviço no Sub-17 para poder receber oportunidades na categoria de cima no momento certo.

Gazeta Esportiva: Costuma conversar com a equipe técnica do time principal? Já teve algum papo com Abel Ferreira?

Luighi: Ainda não tive nenhum contato direto com o Abel e sua comissão, mas tenho o sonho de chegar ao profissional do Palmeiras e conquistar grandes títulos com essa camisa.