Governo espanhol acusa LaLiga e time da 2ª divisão de não cumprir protocolos sanitários - Gazeta Esportiva
Governo espanhol acusa LaLiga e time da 2ª divisão de não cumprir protocolos sanitários

Governo espanhol acusa LaLiga e time da 2ª divisão de não cumprir protocolos sanitários

Gazeta Esportiva

Por AFP

22/07/2020 às 23:07

São Paulo, SP

O governo espanhol, através do Conselho Superior de Esportes (CSD), criticou a LaLiga por sua atuação na última segunda-feira no último dia do campeonato da Segunda Divisão, quando o decisivo duelo entre Deportivo La Coruña e Fuenlabrada teve de ser suspenso devido a vários casos positivos de covid-19 no clube de Madri.

A CSD considera que tanto a LaLiga quanto o Fuenlabrada agiram de forma negligente ao não alertar as autoridades sobre os casos positivos detectados no clube madrilenho e que a viagem do Fuenlabrenda a La Coruña nunca deveria ter sido permitida.

Fuenlabrada teve diversos testes positivos de covid-19 em seu elenco (Foto: Divulgação/Fuenlabrada)


Nem a LaLiga, organizadora da competição, nem Fuenlabrada, relataram a situação até "segunda-feira à tarde", quando ambos detectaram o primeiro resultado positivo para covid-19 "no sábado, 18 de julho, às 22h30".

"Nesse momento, deveria ter sido estabelecida uma comunicação fluida com a autoridade sanitária", conforme declarado no protocolo elaborado para a retomada do futebol em junho, após a suspensão das competições em março devido à pandemia.

"Além disso, e é mais grave, o clube e a LaLiga sabiam no domingo às 22h30 que havia mais três casos positivos" no elenco do Fuenlabrada, que é considerado "um surto".



"Dada o surgimento de um surto, a equipe não deveria ter viajado na segunda-feira, devido a um princípio elementar de prudência, mesmo que seja verdade que as demais PCRs realizadas no mesmo domingo tenham dado negativo", argumentou o CSD.

"Um erro grave foi cometido ao realizar a viagem: aqueles que fizeram o teste na segunda-feira de manhã deveriam ter sido isolados, até que o resultado fosse conhecido (o que só aconteceu quando eles já estavam em La Coruña)", denunciou o órgão do governo, que considera que o Fuenlabrada "não cumpriu os protocolos" e que a LaLiga não garantiu seu cumprimento.

Confusão na segunda divisão


A LaLiga reagiu depois com outra declaração na qual assegura que a regulamentação governamental estabelece que cabe "aos laboratórios que realizam os testes" informar as autoridades. A liga também garante que não cabe a eles "determinar o que é um surto" e defende que o protocolo aprovado na época pelo CSD foi respeitado o tempo todo.

A associação de empregadores de clubes profissionais também descreve como "desleal e injusta" a acusação do CDS de "falta de diligência" por não ter relatado o caso antes "pois desde o momento em que os resultados foram registrados, eles foram comunicados" .




Este caso causou uma grande confusão na segunda divisão do campeonato espanhol, já que o jogo foi decisivo tanto para o rebaixamento (no caso do Deportivo La Coruña que caiu para a terceira divisão) quanto para a luta para entrar no playoff e subir para a primeira divisão (no caso do Fuenlabrada).

O restante da rodada foi disputado e os resultados levaram ao rebaixamento do 'Dépor' e o Elche terminou em sexto, último lugar que dá acesso ao playoff, embora possa perdê-lo se o jogo adiado acabar sendo disputado. Nessa partida seria suficiente para os madrilenhos empatar com um rival desmotivado, por já ter sido rebaixado.



Vários clubes criticaram desde segunda-feira o fato da rodada inteira não ter sido suspensa, com o objetivo de não beneficiar algumas equipes, e La Coruña e Numancia, que também caiu, anunciaram que recorrerão à justiça comum para evitar o rebaixamento.

Uma medida que o Elche também pode tomar se o Fuenlabrada acabar jogando o playoff de promoção, que deve começar na quinta-feira, mas foi adiado para uma data a ser definida. O presidente da LaLiga, Javier Tebas, descartou na segunda-feira que a última rodada seria disputada novamente.

Conteúdo Patrocinado