Gazeta Esportiva

Venda de jogadores e ajuda de Bolsonaro: entenda como o Santos pretende comprar o CT Rei Pelé

Foto: Divulgação/Santos

O Santos está realizando movimentações nos bastidores para virar, de vez, dono do CT Rei Pelé. O Peixe enviou uma proposta para a compra do terreno para a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Segundo apurou a Gazeta Esportiva, a oferta do Alvinegro Praiano é um pagamento dividido em 20 anos. Além disso, o clube propôs que 10% do valor recebido pela venda de qualquer jogador vá diretamente para o abatimento da dívida.

O valor da proposta foi mantido em sigilo. A diretoria santista entende ter feito uma oferta justa e dentro das possibilidades do clube.

Nos últimos meses, o Santos realizou duas avaliações do terreno. A primeira não foi aprovada pela SPU e, então, foi refeita.

Na oferta, o Peixe ainda destacou que pode ter, por lei, um desconto de 25% pelas benfeitorias feitas no CT Rei Pelé ao longo dos últimos anos.

Antes de ser encaminhada para o Governo Federal, a proposta foi debatida pelo Comitê de Gestão do Santos. O documento foi aprovado pelos cinco membros do CG, incluindo o presidente Andres Rueda.

Agora, resta ao Santos esperar a resposta do Governo Federal. Não há uma previsão de retorno, mas membros do clube pretendem ir à Brasília para conversar olho no olho com os responsáveis pela ação.

Pressão e ajuda de Bolsonaro

O terreno do CT Rei Pelé foi concedido ao Peixe em 6 de novembro de 1996, em um acordo com a certidão nº 21/96 da SPU.

Ao longo deste período, o Alvinegro Praiano já correu risco de perder o seu CT em mais de uma oportunidade. Devido a essa pressão, inclusive, o clube acelerou as iniciativas para comprar de vez a área.

Para atingir o objetivo, o Santos contou com a ajuda de Jair Bolsonaro. Em dezembro de 2022, pouco antes de deixar o cargo, o ex-presidente do Brasil sancionou uma lei (nº 14.474) que possibilita a venda de imóveis pertencentes à SPU.

Com isso, o caminho do Peixe foi facilitado. Agora, portanto, o clube aguarda uma resposta do Governo para definir o futuro do CT Rei Pelé.

Exit mobile version