Audax leva virada do Santos na Vila, mas garante classificação na ponta - Gazeta Esportiva
Audax leva virada do Santos na Vila, mas garante classificação na ponta

Audax leva virada do Santos na Vila, mas garante classificação na ponta

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Tiago Salazar

10/04/2016 às 18:05 • Atualizado: 10/04/2016 às 19:12

Santos, SP

O Audax anulou o Santos no primeiro tempo, mas não suportou a reação na segunda etapa (Foto: Ivan Storti)
O Audax anulou o Santos no primeiro tempo, mas não suportou a reação na segunda etapa (Foto: Ivan Storti)


O Audax iniciou a partida contra o Santos lutando pela liderança do Grupo C com o São Paulo. A equipe de Fernando Diniz até chegou a sair na frente, mas acabou sofrendo a virada e perdendo para o Peixe por 2 a 1 na Vila Belmiro. Mesmo assim, com a derrota são-paulina para o São Bento por 1 a 0, o time de Osasco garantiu sua vaga na ponta com 24 pontos, contra 22 do Tricolor. O Santos, com mais uma vitória sob o comando de Dorival Júnior, alcançou os 32 pontos, fechando essa primeira fase na segunda colocação da classificação geral e em primeiro lugar no Grupo A.

O Santos se viu em apuros por 45 minutos neste domingo. Envolvido pelo toque de bola do Osasco Audax e perdido na marcação em função de seus sete desfalques, o Peixe sofreu na primeira etapa da 15ª e última rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista. Aos 43 minutos, Wellington entortou Victor Ferraz e marcou um lindo gol para colocar os visitantes em vantagem.

Mas, na segunda etapa, Dorival Júnior conseguiu corrigir os erros de posicionamento do seu time para chegar à vitória. Primeiro, Ricardo Oliveira fez jogada de pivô de futsal antes de servir Léo Cittadini, que entrou na área para empatar o jogo. E já aos 42, Ronaldo Mendes entrou para decretar a virada, pegando uma sobra de bola dentro da área.

Agora, Santos recebe o São Bento no próximo domingo, ainda com horário indefinido, em jogo único pelas quartas de final. Qualquer igualdade leva a decisão para os pênaltis. Enquanto isso, mesmo com a derrota, o Audax jogará em casa, no estádio Municipal Prefeito José Liberatti, contra o São Paulo, por uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista. O duelo também está pré-agendado para domingo.



Santos na roda
A promoção da diretoria santista em distribuir uma parte dos ingressos da partida deste domingo sem custos para alguns sócios deu resultado e a Vila Belmiro recebeu um bom público para acompanhar a última apresentação do Santos na fase classificatória do Campeonato Paulista.

Mas, em campo, as coisas não aconteceram como todos esperavam. Muito desfalcado, o Peixe sentiu a ausência de um volante de ofício e deu muitos espaços ao Audax. Ricardo Oliveira foi o único que levou perigo ao goleiro Sidão.

O centroavante quase tirou o grito de gol do torcedor em duas finalizações já dentro da área e em uma cabeçada perigosa depois de escanteio cobrado por Lucas Lima. Mas foi só e muito pouco para satisfazer os santistas.

O Osasco Audax, com o conhecido estilo de jogo de Fernando Diniz, jogou como se estivesse em casa. O toque de bola e as trocas de posições confundiam os jogadores do Peixe, que, desentrosados, não conseguiam parar os adversários. Então, sobrou para Vanderlei.

Primeiro, aos 15 minutos, o camisa 1 só torceu em chute perigoso de Mike. Logo em seguida, com os pés, Vanderlei evitou o gol de Ytalo, já cara a cara. Aos 17, foi a vez de Rodolfo atormentar Zeca e bater firme para nova defesa do goleiro alvinegro.

Nem mesmo a parada técnica para hidratação dos atletas esfriou o ritmo frenético do Audax. Aos 38 minutos, Henrique tabelou e entrou fácil na área santista para exigir mais uma bela intervenção de Vanderlei. Mas, de tanto insistir, os visitantes foram premiados.

Cinco minutos antes do intervalo, Wellington recebeu lançamento do goleiro Sidão pela ponta esquerda, entrou na área, entortou Victor Ferraz com uma caneta espetacular e só cavou a bola por cima do paredão do Santos. Um golaço na Vila Belmiro no último lance de perigo antes do apito do árbitro.

Ronaldo Mendes marcou o gol da vitória santista já aos 42 minutos do segundo tempo (Foto: Ivan Storti)
Ronaldo Mendes marcou o gol da vitória santista já aos 42 minutos do segundo tempo (Foto: Ivan Storti)


Virada santista
Sem mexer na escalação, Dorival Júnior conseguiu, na conversa, mudar a postura do Peixe na partida. Desde os primeiros minutos da etapa final, o Santos se impôs como mandante e passou a ditar o ritmo do jogo, diferente do que aconteceu nos primeiros 45 minutos.

Tocando mais a bola, com Lucas Lima sendo menos individualista e uma postura mais bem postada no sistema defensivo, o Peixe pressionou e encurralou o Audax em seu campo até chegar ao gol de empate. E isso não demorou para acontecer.

Aos 13 minutos, Zeca trabalhou com Ricardo Oliveira, que fez o pivô e infiltrou para Léo Cittadini, que entrou à área como elenco surpresa e bateu de primeira para marcar seu primeiro gol com a camisa santista. Tudo igual na Vila.

Logo após o gol, Fernando Diniz sacou Gabriel Nunes e Henrique para colocar Renan e Samoel. Dorival também mexeu. Tirou Patito Rodriguez, que nada fez na partida, e colocou Serginho no jogo. Mas foi o Audax que reagiu com as substituições.

Após cobrança de falta, Samoel, em seu primeiro lance, subiu mais alto que a zaga santista e testou com muito perigo por cima do travessão. A jogada deu novo ânimo a equipe de Osasco, que aos poucos foi equilibrando novamente a posse de bola.

Com o cansaço dos dois times, os espaços foram aparecendo no campo e, aos 40 minutos, o Peixe quase virou o jogo. Lucas Lima cobrou escanteio e Luiz Felipe cabeceou no travessão. No lance seguinte, o Audax não resistiu. Boa jogada de Victor Ferraz e a bola sobrou para Ronaldo Mendes, que havia acabado de entrar na vaga de David Braz, para marcar de pé esquerdo. 2 a 1 e festa na Vila Belmiro.

Após o apito final, porém, as duas equipes puderam comemorar. O Santos, pela vitória e pela manutenção do segundo lugar na classificação geral, e o Osasco Audax pela classificação na liderança do Grupo C, já que o São Paulo perdeu para o São Bento.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 OSASCO AUDAX

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 10 de abril de 2016, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Gomes Felix da Silva.
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine e Leandro Fernandes Rodrigues.
Cartões amarelos: SANTOS Zeca. AUDAX: Sidão, Gabriel Nunes, Tchê Tchê.
Renda: R$ R$ 114.150,00.
Público: 12.368 pessoas.

GOLS:
SANTOS: Léo Cittadini, aos 13, e Ronaldo Mendes, aos 42 do 2T.
AUDAX: Wellington, aos 43 do 1T.

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe (Ronaldo Mendes), David Braz e Zeca; Léo Cittadini, Vitor Bueno (Joel), Rafael Longuine e Lucas Lima; Patito (Serginho) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.

OSASCO AUDAX: Sidão; Francis (Bruno Lima), Yuri, Gabriel Nunes (Renan) e Velicka; Tchê Tchê, Henrique (Samoel), Rodolfo e Mike, Ytalo e Wellington.
Técnico:Fernando Diniz.

Conteúdo Patrocinado