Você sabia? Fotos da Gazeta Esportiva inspiraram preleção histórica de Zé Roberto - Gazeta Esportiva
Você sabia? Fotos da Gazeta Esportiva inspiraram preleção histórica de Zé Roberto

Você sabia? Fotos da Gazeta Esportiva inspiraram preleção histórica de Zé Roberto

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/05/2020 às 08:00

São Paulo, SP

https://youtu.be/ZWRi6VyU3aw

No começo de 2015, as seguidas decepções do Palmeiras nas temporadas anteriores levaram Zé Roberto a lembrar seus jovens companheiros que o clube é grande. Boa parte das fotos que inspiraram a preleção histórica do veterano, reproduzidas nas paredes do vestiário do Allianz Parque, pertencem ao acervo do jornal A Gazeta Esportiva.

Inicialmente distribuído como suplemento semanal no jornal A Gazeta, A Gazeta Esportiva teve sua primeira edição diária veiculada em 10 de outubro de 1947. Até 2001, ano em que o periódico foi descontinuado, a publicação noticiou as glórias e fracassos do esporte brasileiro, além de estimular o desenvolvimento de diferentes modalidades a partir da organização de campeonatos.

O acervo do jornal A Gazeta Esportiva possui imagens de alguns dos principais momentos da história do Palmeiras, da Arrancada Heroica de 1942 ao título da Libertadores 1999, passando pela Copa Rio 1951 e pela série de conquistas da Academia de Futebol liderada por Ademir da Guia nos anos 1960 e 1970. Parte das fotos ilustram as paredes do vestiário da arena.

Admirador de Martin Luther King, ativista político e pastor protestante norte-americano, Zé Roberto protagonizou uma preleção memorável antes do jogo contra o Grêmio Osasco Audax, pela primeira rodada do Campeonato Paulista 2015. Além de destacar a grandeza do clube, arranhada nos anos anteriores, ele manifestou o desejo de figurar na seleta galeria de imagens.

Zé Roberto concedeu entrevista à Gazeta Esportiva.com em 2015 (Foto: Acervo/Gazeta Press)


“Precisamos resgatar a história que está na parede desse vestiário”, discursou, apontando para as fotos. “Hoje, começamos uma nova história dentro desse clube. Sabem por quê? Porque eu quero ver a minha foto dentro desse vestiário. Se você também quer, comece a lapidar as suas armas”, disse, olhando nos olhos dos companheiros.

Em fevereiro de 2015, a convite da Gazeta Esportiva.com, herdeira do antigo jornal, Zé Roberto posou com algumas das imagens reproduzidas no vestiário que pertencem ao acervo do periódico. “O que me abriu os horizontes quando cheguei ao Palmeiras foi saber que estou em um grande clube, com um passado glorioso. Na preleção, procurei frisar essa marca para que todos pudessem incorporar o espírito que existe ali dentro”, disse, na época.

O então lateral esquerdo honrou seu discurso durante a trajetória pelo Palmeiras e conquistou os títulos da Copa do Brasil 2015 e do Campeonato Brasileiro 2016 – no primeiro, com a tarja de capitão, foi o responsável por erguer a taça. Zé Roberto encerrou a carreira como atleta em 2017, mas segue ligado ao clube alviverde, agora como embaixador.

Imagens da Gazeta Esportiva inspiraram preleção histórica de Zé Roberto (Foto: Acervo/Gazeta Press)


*Por Bruno Ceccon

Conteúdo Patrocinado