Sala de troféus do Palmeiras exibe capa da Gazeta Esportiva ao lado da Copa Rio - Gazeta Esportiva
Sala de troféus do Palmeiras exibe capa da Gazeta Esportiva ao lado da Copa Rio

Sala de troféus do Palmeiras exibe capa da Gazeta Esportiva ao lado da Copa Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/08/2021 às 06:00 • Atualizado: 31/08/2021 às 19:38

São Paulo, SP

Por Pedro Nascimento

O Palmeiras inaugurou sua sala de troféus na quinta-feira da semana passada, aproveitando o aniversário de 107 anos do clube. A taça da Copa Rio de 1951, conquistada na capital fluminense, recebeu um nicho próprio no espaço localizado no Allianz Parque.

Além do troféu erguido pelo Verdão no Maracanã e de uma réplica do uniforme utilizado à época, o Alviverde expôs a capa da edição do jornal "A Gazeta Esportiva" publicada no dia 23 de julho de 1951. A manchete estampa: "Palmeiras campeão do mundo".



Os registros da Gazeta Esportiva foram fundamentais para que o Verdão trabalhasse a legitimação do Mundial nos últimos anos. Fernando Galuppo, historiador do clube, destacou a importância do jornal como documento histórico, já que testemunhou e registrou os principais acontecimentos do futebol brasileiro durante muitas décadas.

"Sem sombra de dúvidas, a melhor cobertura do futebol sul-americano era do jornal físico da Gazeta Esportiva. Só o fato da cobertura feita em 1951 te dá amplo subsídio para interpretar o Mundial do Palmeiras ou qualquer outro assunto da esfera esportiva no Brasil à época", disse Galuppo.




"Os jornais são importantes para a memória e para a salvaguarda de um patrimônio histórico, como as conquistas que o Palmeiras exalta e que o Brasil inteiro exaltou naquele período. É a ferramenta mais importante dentro de uma fonte primária que os historiadores de todos os clubes podem ter. Existia uma máxima do próprio jornal: 'Se a Gazeta não deu, não aconteceu'. É algo que vale até hoje, porque absolutamente tudo o que nós temos de historiografia, a não ser atas e súmulas, partem da consulta dos jornais da Gazeta Esportiva", completou.

Em fevereiro deste ano, a Fifa publicou uma nota em seu site oficial que contabiliza a Copa Rio de 1951 como um Mundial conquistado pelo Palmeiras.

A Copa Rio de 1951 foi patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e contou com as participações do Verdão, do Vasco, do Áustria Viena, do Nacional-URU, do Sporting-POR, da Juventus-ITA, do Nice-FRA, e do Estrela Vermelha-SER. Depois de uma vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, o Palmeiras empatou por 2 a 2 com a Juventus, no Maracanã, e conquistou o título. Os gols da segunda partida foram marcados por Rodrigues Tatu e Liminha.

Conteúdo Patrocinado