Suárez decide, Grêmio bate o Caxias e conquista o Gauchão pela sexta vez seguida - Gazeta Esportiva
Suárez decide, Grêmio bate o Caxias e conquista o Gauchão pela sexta vez seguida

Suárez decide, Grêmio bate o Caxias e conquista o Gauchão pela sexta vez seguida

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/04/2023 às 18:33 • Atualizado: 08/04/2023 às 18:35

São Paulo, SP

O Grêmio fez história neste sábado. Após empate de 1 a 1 no jogo da ida, o Tricolor venceu o Caxias por 1 a 0, na Arena, nesta tarde, e se consagrou campeão do Campeonato Gaúcho pela 42ª vez na história. Luis Suárez anotou o gol decisivo, de pênalti.

Com a vitória, o Grêmio alcançou o seu sexto título seguido do Gauchão e, assim, decretou a maior hegemonia estadual de um clube no futebol brasileiro. Além disso, o clube encurtou a distância para o Internacional, maior campeão gaúcho, com 45 troféus.




O título também marcou a primeira conquista gremista para Luis Suárez, grande reforço do clube para a temporada. O camisa 9 foi decisivo ao anotar o único gol da grande final. Ele encerrou a competição com sete bolas na rede em 11 aparições.

O Caxias, por sua vez, segue com apenas um título gaúcho na história. O clube levantou o caneco do Estadual apenas em 2000.

O Grêmio volta a campo agora na próxima quinta-feira, quando visita o ABC, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A bola rola no gramado do Frasqueirão, em Natal (RN), a partir das 21h30 (de Brasília).



O jogo - A etapa inicial começou bem amarrada na Arena do Grêmio, com os dois times encontrando dificuldades para criar jogadas de perigo. Assim, a primeira chance real de gol saiu apenas aos 17 minutos, após um vacilo da defesa visitante.

Marlon errou na saída de bola, e Vina aproveitou para deixar Luis Suárez livre. Da entrada da área, o centroavante tentou de bico e carimbou a trave.

Já aos 23, o ataque gremista construiu grande jogada coletiva e quase abriu o placar. Villasanti tabelou com Bitello e, da marca do pênalti, finalizou a centímetros do poste esquerdo de Bruno, que só observou a bola sair pela linha de fundo.

Instantes depois, o goleiro foi obrigado a fazer ótima defesa. Carballo recebeu na entrada da área e arrematou rasteiro. Atento, o camisa 1 se esticou todo para espalmar. No fim do primeiro tempo, o meia do Grêmio cobrou falta com veneno e parou mais uma vez em Bruno.

2º tempo

Na volta do intervalo, o Tricolor seguiu em cima em busca do gol. Contudo, quem acabou criando a primeira chance real foi o Caxias. Aos 10, em rápido contra-ataque, Jean Dias tabelou com Eron e emendou uma pancada da intermediária, obrigando Adriel a fazer bela defesa.

O Grêmio respondeu logo na sequência. Em boa troca de passes, Vina foi acionado em profundidade e bateu colocado, mas a bola saiu raspando a trave. No lance, porém, Luis Suárez foi puxado dentro da área, e Vuaden marcou pênalti para os donos da casa.

Então, com o relógio marcando 19 minutos, Luis Suárez abriu o placar da grande final. O atacante bateu no cantinho e superou Bruno, que até chegou a acertar o canto.

Em desvantagem, o Caxias tentou partir para cima. Aos 21, Dudu Mandai avançou pela esquerda e bateu na rede pelo lado de fora. Na sequência, Marcelo cobrou falta com veneno, Fernando desviou e Adriel defendeu. No rebote, Marlon isolou.

Nos minutos finais, os visitantes seguiram tentando apertar, mas nada foi suficiente para evitar a derrota e o título do Grêmio. No fim, ainda houve uma confusão entre os jogadores no gramado, culminando nas expulsões de Diogo Barbosa e Vinícius.



FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 CAXIAS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
Data: 8 de abril de 2023 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro.
Cartões amarelos: Marlon, Dirceu, Guedes, Diego Rosa, Thiago Carvalho (Caxias)

GOL: Luís Suárez, aos 19 minutos do 2ºT (Grêmio)

GRÊMIO: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Felipe Carballo (Lucas Silva), Villasanti e Cristaldo (Bruno Uvini); Bitello (Gustavinho), Vina (Zinho) e Luis Suárez.
Técnico: Renato Gaúcho

CAXIAS: Bruno; Marcelo Ferreira, Dirceu (Adriel), Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Marciel), Guedes (Vinícius), Jean Dias e Peninha (Marcão); Diego Rosa (Yago) e Eron.
Técnico: Thiago Carvalho

Conteúdo Patrocinado