Técnico da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos renuncia ao cargo - Gazeta Esportiva
Técnico da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos renuncia ao cargo

Técnico da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos renuncia ao cargo

Gazeta Esportiva

Por AFP

16/08/2023 às 23:25 • Atualizado: 16/08/2023 às 23:27

São Paulo, SP

O técnico da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, Vlatko Andonovski, pediu demissão após o fraco desempenho da equipe na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, informou uma fonte próxima às partes à AFP nesta quarta-feira (16).

A fonte indicou que Andonovski apresentou sua renúncia depois que ele e a Federação de Futebol dos Estados Unidos (US Soccer) concordaram com uma separação.

Os Estados Unidos, que lutavam pelo pentacampeonato mundial (e o terceiro título seguido), perderam nas oitavas de final para Suécia na disputa de pênaltis, sendo esta a eliminação mais precoce da seleção americana em uma Copa do Mundo.

As americanas haviam vencido os dois mundiais anteriores, em 2015 e 2019, com Jill Ellis no comando da equipe.


Andonovski, cidadão norte-americano nascido na Macedônia, assumiu o time em outubro de 2019, depois de se destacar na Liga Nacional de Futebol Feminino.

Sob o comando dele, os Estados Unidos obtiveram a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, depois de perder para o Canadá nas semifinais.

O portal The Athletic informou que Twila Kilgore, assistente técnica da equipe, deverá assumir o cargo de treinadora interina.

Os Estados Unidos chegaram à Copa na Austrália e Nova Zelândia em meio à expectativa de que poderiam se tornar a primeira seleção, masculina ou feminina, a conquistar três títulos mundiais consecutivos.




Mas depois de uma vitória pouco convincente por 3 a 0 sobre o Vietnã no primeiro jogo da fase de grupos, empataram em 1 a 1 com a Holanda antes de avançar para as oitavas de final com um empate em 0 a 0 contra Portugal.

Mas, embora as americanas tenham jogado melhor contra a Suécia, não conseguiram marcar em 120 minutos e foram eliminadas nos pênaltis por 5 a 4.

O próximo técnico provavelmente liderará uma mudança de geração, já que Megan Rapinoe, de 38 anos, está pendurando as chuteiras, e Alex Morgan, de 34, e Kelly O'Hara, de 35, estão entrando na reta final de suas carreiras.

Embora se espere que muitos jovens talentos cheguem com mais experiência à Copa do Mundo de 2027, a tarefa imediata será de preparar a equipe para as Olimpíadas de Paris, no ano que vem.

Conteúdo Patrocinado