Gazeta Esportiva

Com lei do ex, América-MG vence em BH e freia a reação do Corinthians no Brasileirão

Foto: Mourão Panda/América-MG

A reação do Corinthians na temporada, após vitórias sobre Fluminense e Atlético-MG, parou neste sábado com a ajuda de um ex-jogador. O agora zagueiro Danilo Avelar, era lateral esquerdo nos tempos de Timão, marcou em cobrança de pênalti e ajudou o América-MG a vencer por 2 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado negativo faz o Corinthians voltar a ter sérios riscos de terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento. Com oito pontos, está em 15º lugar e agora torce contra o Vasco no clássico contra o Flamengo, no Maracanã, na próxima segunda-feira. Goiás e Cuiabá, também abaixo do Timão na tabela de classificação se enfrentam e um dos dois vai ultrapassá-lo. O América-MG, com sete pontos, não deixa a degola, mas fica perto de sair dela na 18ª colocação.

Na próxima rodada do Brasileirão, a 10ª, o Corinthians terá pela frente o Cuiabá, no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. O América-MG entrará em campo no dia seguinte, às 11 horas, contra o Athletico-PR, novamente em Belo Horizonte.

Antes disso, os dois times terão compromissos internacionais. Pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o América-MG receberá o Millonarios, da Colômbia, nesta terça-feira, às 21 horas. O Corinthians, pela Copa Libertadores, estará em Quito, no Equador, para encarar o Independiente del Valle, na quarta, às 19 horas.

O jogo – A partida começou com os dois times fazendo pressão na saída de bola do adversário e buscando o ataque nos primeiros 15 minutos. Tanto que o América-MG conseguiu um chute de fora da área de Mastriani, que Cássio defendeu sem dificuldades, e o Corinthians mandou uma bola na trave em uma cabeçada de Róger Guedes.

A partir dos 15 minutos, o duelo perdeu intensidade, especialmente no meio de campo. A bola não chegava com precisão nos dois ataques e poca coisa de boa foi criada até o intervalo. A melhor oportunidade foi mais um chute de fora da área do América-MG, de Felipe Azevedo, que Cássio agarrou sem problemas.

Para o segundo tempo, tanto Vanderlei Luxemburgo, pelo lado corintiano, quanto Vagner Mancini apostaram na manutenção das equipes em campo, mas logo perceberam que nada aconteceria se não fizessem mudanças. Aos 18 minutos, os dois fizeram duas trocas cada para dar mais movimentação no meio de campo e ataque.

Qualquer planejamento tático foi mudado com um lance casual dentro da área que ocasionou um pênalti marcado com a ajuda do VAR. Aos 23 minutos, Renato Marques invadiu a área pela esquerda do ataque e deu o passe em profundidade para Juninho, que quase da linha de findo cruzou. A bola bateu na mão do zagueiro Caetano e foi para Cássio.

Poucos segundos depois, o árbitro de vídeo acionou Anderson Daronco, que reviu o lance no monitor e marcou o pênalti. Na cobrança, aos 28 minutos, o agora zagueiro Danilo Avelar cobrou rasteiro e forte no canto esquerdo de Cássio e marcou o gol, dando um grito de desabafo na comemoração. O jogador deixou o Timão em 2021 após ser afastado por uma acusação de injúria racial.

Em desvantagem, o Corinthians foi para cima e deu espaços para o América-MG, que em um lance pela direita conseguiu o segundo gol aos 41 minutos. Renato Augusto errou um passe de calcanhar no meio de campo e gerou um ataque para os mineiros. Júlio César ganhou na corrida de Maycon e ajeitou para trás. Renato Marques entrou pelo lado direito da grande área e chutou cruzado para o fundo do gol, com leve desvio de Caetano.

O Corinthians teve a chance de diminuir aos 45 minutos em um pênalti de Henrique Almeida em cima de Pedro. Mas o dia não era favorável ao Timão. Fábio Santos, que não costuma errar, mandou por cima do gol e lamentou muito a cobrança desperdiçada. Foi a ducha de água fria para as pretensões alvinegras de buscar uma reação.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 x 0 CORINTHIANS

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 03 de junho de 2023 (sábado)
Horário: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Renda: Não disponível
Público: Não disponível
Cartão amarelo: Juninho (América-MG)
Gols:
AMÉRICA-MG: Danilo Avelar (de pênalti, aos 28min do 2º tempo) e Renato Marques (aos 41min do 2º tempo)

AMÉRICA-MG: Mateus Pasinato; Mateus Henrique (Júlio César), Wanderson, Danilo Avelar e Marlon; Lucas Kal (Alê), Juninho e Breno (Rodriguinho); Felipe Azevedo, Aloísio (Renato Marques) e Mastriani (Henrique Almeida)
Técnico: Vagner Mancini

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Murillo (Felipe Augusto) e Caetano; Fagner, Fausto Vera (Giuliano), Maycon, Adson (Renato Augusto) e Fábio Santos; Róger Guedes e Yuri Alberto (Pedro).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Exit mobile version