Suelen Altheman se aposenta do Judô - Gazeta Esportiva
Maria Suelen Altheman anuncia aposentadoria do judô e dá primeiros passos como treinadora

Maria Suelen Altheman anuncia aposentadoria do judô e dá primeiros passos como treinadora

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2023 às 15:42

São Paulo, SP

Após quase duas décadas de carreira, Maria Suelen Altheman decidiu encerrar oficialmente sua jornada como atleta de judô, aos 34 anos. Ao todo, foram três participações em Jogos Olímpicos, nove Mundiais e dois Jogos Pan-Americanos.



Sua última competição oficial pela seleção foram os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, onde Maria Suelen sofreu uma ruptura do tendão patelar do joelho esquerdo, encerrando sua participação olímpica nas quartas de final.

“Eu já vinha amadurecendo essa ideia de tirar o pé do acelerador depois da Olimpíada (de Tóquio). Lá, eu acabei me machucando, cheguei no Brasil, fiz uma cirurgia de joelho e, no tempo de recuperação, amadureci ainda mais a ideia de parar. Eu não tinha tanta vontade de voltar a treinar e, conversando com alguns colegas que também passaram pelo processo, vi que realmente estava chegando a minha hora. Parecia que eu não tinha mais inspiração e motivos para voltar”, explicou Suelen em entrevista à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

A agora ex-judoca também comentou o futuro de sua carreira como treinadora, que começou com o convite de Thiago Camilo e Leandro Guilheiro, quando defendia o Pinheiros.

“Era uma coisa que eu tinha muita vontade de fazer: poder trabalhar com os atletas e estar do outro lado agora. É engraçado que os planos continuam os mesmos. É sempre medalha e resultados. Só que, agora, é com os atletas. É um prazer diferente, mas o objetivo é o mesmo. Se eles estão felizes, eu estou feliz. Se eles estão tristes, eu procuro uma forma de ajudar. Estou muito feliz com essa nova fase da minha vida”, comentou.

Vice-campeã mundial duas vezes, Maria Suelen vem de uma das gerações mais vitoriosas do judô feminino brasileiro. Ao parar de competir, tenta seguir o mesmo caminho de suas contemporâneas Sarah Menezes e Erika Miranda, suas contemporâneas de seleção que também tornaram-se treinadoras.

Por fim, Maria Suelen refletiu a trajetória de sua carreira e disse se sentir realizada por tudo que o esporte a proporcionou.

“Eu fui muito feliz na minha carreira. Independentemente de não ter conquistado a medalha olímpica, eu me realizei. Fiz muitos amigos e conheci grandes pessoas que vou levar para o resto da minha vida. O judô é uma família, porque a gente convive muito junto. Faltou a medalha olímpica, mas não é isso que vai me deixar triste. Eu fiz tudo o que poderia ter feito, aproveitei bastante tudo isso aqui”, completou.

Conteúdo Patrocinado