Nova era - Gazeta Esportiva
Bruno Ceccon
São Paulo, SP
02/16/2021 08:00:23
 

Inaugurado com vitória sobre o Mirassol, o gramado sintético do Allianz Parque completa um ano nesta terça-feira. Durante o período, o Palmeiras conquistou um título, estabeleceu a maior série de vitórias seguidas da história da arena e viu a possibilidade de conciliar suas partidas com shows e eventos promovidos pela WTorre.

Em 16 de fevereiro de 2020, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras estreou seu gramado artificial com triunfo de virada por 3 a 1 sobre o Mirassol. Rafael Silva fez o primeiro, mas Gustavo Gomez, Luiz Adriano e Raphael Veiga anotaram os gols do time da casa.

No último ano, o Palmeiras teve 20 vitórias, 10 empates e três derrotas (70,7% de aproveitamento em 33 partidas), com 67 gols marcados e 22 sofridos – é o menor percentual de derrotas e a maior média de gols em uma temporada desde a inauguração da arena. Os únicos tropeços foram contra São Paulo, Coritiba e River Plate.

O novo campo do Allianz Parque não demorou muito para sediar seu primeiro título, decidido de forma dramática. No último dia 8 de agosto, após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Palmeiras contou com cobrança certeira de Patrick de Paula para bater o rival Corinthians por 4 a 3 nos pênaltis e ganhar a final do Campeonato Paulista.

O Corinthians, aliás, vem sofrendo no ainda jovem campo artificial do Allianz Parque, já que acabou atropelado por 4 a 0 na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes do segundo Derby no local, com 28 gols marcados e a defesa intacta, o Palmeiras enfileirou uma série de nove vitórias consecutivas, a maior da história do Allianz Parque.

Desde a instalação do campo sintético, o Palmeiras precisou sair de casa apenas para mandar o clássico contra o Santos, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, realizado no Morumbi. Na ocasião, o Allianz Parque recebeu evento promovido por uma cervejaria para acompanhar a final da Copa dos Campeões, disputada no mesmo horário.

A mudança na superfície, além de redução significativa nos custos de manutenção, possibilitou a conciliação de jogos do Palmeiras com shows e eventos de outra natureza, como a série de espetáculos em formato drive-in promovida pela WTorre. Após as sessões, o campo seguia em alto nível, grande desejo do clube ao decidir trocar o piso.

O Palmeiras lutará pelo segundo título no campo sintético do Allianz Parque a partir das 16 horas (de Brasília) do dia 7 de março, data da decisão da Copa do Brasil, contra o Grêmio. O primeiro duelo está marcado para as 16 horas de 28 de fevereiro, em Porto Alegre.

Confira todos os jogos desde a inauguração do campo sintético:

Campeonato Paulista
Palmeiras 3 x 1 Mirassol (6ª rodada)
Palmeiras 1 x 0 Guarani (7ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Ferroviária (9ª rodada)
Palmeiras 2 x 1 Água Santa (12ª rodada)
Palmeiras 2 x 0 Santo André (quartas de final)
Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta (semifinal)
Palmeiras 1 (4) x (3) 1 Corinthians (final)

Copa Libertadores
Palmeiras 3 x 1 Guaraní (2ª rodada)
Palmeiras 5 x 0 Bolívar (5ª rodada)
Palmeiras 5 x 0 Tigre (6ª rodada)
Palmeiras 5 x 0 Delfin (oitavas de final)
Palmeiras 3 x 0 Libertad (quartas de final)
Palmeiras 0 x 2 River Plate (semifinal)

Campeonato Brasileiro
Palmeiras 1 x 1 Goiás (3ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Internacional (7ª rodada)
Palmeiras 2 x 2 Sport (10ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Flamengo (12ª rodada)
Palmeiras 2 x 1 Ceará (13ª rodada)
Palmeiras 0 x 2 São Paulo (15ª rodada)
Palmeiras 1 x 3 Coritiba (16ª rodada)
Palmeiras 3 x 0 Atlético-MG (19ª rodada)
Palmeiras 2 x 0 Fluminense (21ª rodada)
Palmeiras 3 x 0 Athletico-PR (23ª rodada)
Palmeiras 3 x 0 Bahia (25ª rodada)
Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino (27ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Grêmio (30ª rodada)
Palmeiras 4 x 0 Corinthians (28ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Vasco (1ª rodada)
Palmeiras 1 x 1 Botafogo (33ª rodada)
Palmeiras 3 x 0 Fortaleza (36ª rodada)

Copa do Brasil
Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino (oitavas de final)
Palmeiras 3 x 0 Ceará (quartas de final)
Palmeiras 1 x 1 América-MG (semifinal)



×