Aposentado, Varejão explica nova função no Cleveland Cavaliers: "Ajudar como puder" - Gazeta Esportiva
Aposentado, Varejão explica nova função no Cleveland Cavaliers: "Ajudar como puder"

Aposentado, Varejão explica nova função no Cleveland Cavaliers: "Ajudar como puder"

Gazeta Esportiva

Por João Pedro Haiter

26/01/2023 às 20:00

São Paulo, SP

Oficialmente aposentado desde o último final de semana, quando marcou presença em evento no intervalo da partida entre Cleveland Cavaliers e Milwaukee Bucks, o brasileiro Anderson Varejão terá funções de consultor de desenvolvimento de atletas e embaixador global na franquia ao qual defendeu por 13 temporadas. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o agora ex-atleta explicou quais serão seus papéis.

"Meu papel [como consultor de desenvolvimento de atletas] vai ser de acompanhamento diário dos treinamentos, com a comissão técnica. Estar ali e ajudar como eu puder, da maneira que o time precisar, dando palpite, um toque aqui ou ali. O técnico já me deu carta branca para participar das reuniões, fazer trabalho de desenvolvimento, principalmente, na área de pivô, que foi onde atuei praticamente em toda a minha carreira. Vou fazer um pouco de tudo, mas sempre sendo estratégico, para saber quando entrar ou não", disse.

"Como embaixador global, desenvolvimento ações para levar o nome de Cleveland para diferentes comunidades e países. Impactar de forma positiva usando o basquete. Independente de virar jogador ou não, o esporte ensina muito", completou.



Questão familiar influenciou decisão de Varejão


Além disso, Varejão comentou sobre os fatores que o motivaram a encerrar a carreira e afirmou ter feito tudo o que deveria dentro de quadra.  Aos 40 anos, o ex-jogador, pai de dois filhos, elencou a questão familiar como determinante para a decisão.

"Algumas pessoas me perguntam como está sendo, se estou bem com essa decisão, e sempre falo que o que eu tinha que ter feito dentro de quadra, eu fiz. Respeitei o basquete também, o que é importante. Então, nunca deixei nada para ninguém. Chegou o momento", declarou.

"A parte familiar também pesou, queria estar próximo aos meus filhos. Acabei entrando nessa nova jornada, viaja só de vez em quando, ficar mais em casa, mas poder dar sequência na minha história em Cleveland, na cidade e na franquia, poder retribuir um pouco de tudo que me proporcionaram. Vai ser uma oportunidade gostosa, estou muito feliz", finalizou o ex-jogador.

Anderson Varejão vestiu a camisa do Cleveland Cavaliers de 2004 a 2016 e por um curto período em 2021. Com a franquia, conquistou o título da Conferência Leste nas temporadas 2006/07 e 20014/15. Em ambas, acabou ficando com o vice-campeonato da NBA. O ex-pivô também passou por Saldanha da Gama, Franca, Barcelona, Golden State Warriors - onde também foi vice-campeão da principal liga de basquete do mundo -, Flamengo e Seleção Brasileira.

Conteúdo Patrocinado