Confira a prévia de todos os jogos da segunda rodada da Copa Libertadores - Gazeta Esportiva
Confira a prévia de todos os jogos da segunda rodada da Copa Libertadores

Confira a prévia de todos os jogos da segunda rodada da Copa Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/04/2023 às 00:19 • Atualizado: 18/04/2023 às 00:24

São Paulo, SP

A segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores tem início nesta terça-feira. Com brasileiros como Fluminense, Internacional, Atlético-MG e Athletico-PR em campo, a principal competição do América do Sul terá jogos dos grupos B, D, E, F, G e H.

Já na quarta-feira é a vez de Corinthians e Flamengo seguirem na campanha em busca do título continental. O Rubro-Negro, no caso, é o atual campeão do torneio. A noite contará com partidas das chaves A, B, C D, E e F.

Por fim, o Palmeiras é o único clube do País a jogar na quinta-feira. O último dia de jogos da segunda rodada completa os grupos A, C, G e H.

Internacional (BRA) x Metropolitanos (VEN) | Grupo B

Internacional e Metropolitano vão se enfrentar pela primeira vez no historial geral. O Colorado venceu os sete jogos que disputou no seu estádio contra os rivais venezuelanos na Libertadores, com 22 gols a favor e apenas 2 sofridos. Por outro lado, o Metropolitanos perdeu suas únicas duas partidas contra times brasileiros (1 a 0 e 0 a 1 contra o Athletico-PR, na Copa Sul-Americana de 2021). A equipe de Porto Alegre soma quatro empates consecutivos no torneio continental e acumula quatro jogos sem perder no seu estádio (duas vitórias e dois empates). Já os Violetas, como são conhecidos, perderam na sua estreia pelo torneio (2 a 1, contra o Nacional).

Fluminense (BRA) x The Strongest (BOL) | Grupo D

Fluminense e The Strongest vão disputar o primeiro jogo pela Libertadores. O Tricolor obteve 100% dos pontos como mandante contra equipes bolivianas e marcou 10 gols na sua última partida contra um clube desse país (10 a 1 contra o Oriente Petrolero, pela Copa Sul-Americana de 2022). O The Strongest venceu uma das 16 partidas disputadas no Brasil pela Copa Libertadores: 1 a 0 contra o São Paulo em 2016 (o resto foram derrotas). Vão se enfrentar dois dos artilheiros no início da fase de grupos: os argentinos Germán Cano do Fluminense (dois gols e sete finalizações) e Enrique Triverio, do The Strongest, (dois gols e oito finalizações).

Olimpia (PAR) x Patronato (ARG) | Grupo H

Olimpia e Patronato vão se enfrentar pela primeira vez na história da Libertadores. Os paraguaios somente perderam um dos 19 jogos jogando como mandante contra os argentinos na competição: 2 a 0 contra o Rosario Central, em 2004 (o restante foram 14 vitórias e quatro empates). O Expreso Decano, como é conhecido, acumula uma sequência invicta de seis partidas no seu estádio (quatro vitórias e dois empates) e registra 438 minutos sem receber gols nesta condição. O Patronato terá sua estreia como visitante na competição. Mateo Levato - autor do primeiro gol histórico para o Patrón, contra o Atlético Nacional - junto com Ignacio Russo foram os jogadores com mais finalizações do estreante (3).

Boca Juniors (ARG) x Deportivo Pereira (COL) | Grupo F

Boca Juniors e Deportivo Pereira jogarão pela primeira vez na história. O Boca mantém uma invencibilidade em La Bombonera contra equipes colombianas depois de 15 partidas (12 vitória e três empates) e soma sete vitórias consecutivas contra times da Colômbia em casa. O Xeneize empatou sem gols nos últimos três jogos na Copa Libertadores e manteve uma sequência de seis partidas sem derrotas (duas vitórias e quatro empates), somente com um gol contra em seus 10 jogos recentes em seu estádio. Após a estreia internacional com empate em 1 a 1 contra o Colo-Colo, o Deportivo Pereira protagonizará sua primeira partida fora de casa pela  Libertadores.

Athletico-PR (BRA) x Atlético-MG (BRA) | Grupo G

Athletico-PR e Atlético-MG voltarão a se enfrentar na Copa Libertadores depois de 23 anos. Foram rivais nas oitavas de final em 2000 quando o Galo se impôs por 5 a 3 na decisão de pênaltis após empatar em 2 a 2 no placar agregado. O Furacão está há 10 partidas sem perder jogando em casa pela Libertadores (sete vitórias e três empates). Por outro lado, o clube mineiro conta com uma sequência invicta de 14 jogos como visitante (seis vitórias e oito empates). Paulinho teve participação direta nos sete gols de sua equipe (quatro gols e três assistências) e foi o artilheiro da fase preliminar. Matías Zaracho marcou nas últimas duas visitas ao Furacão pelo Brasileirão (1 a 0, em 2021 e 2022).

Independiente del Valle (ECU) x  Liverpool (URU) | Grupo E

Em busca de sua recuperação, o Independiente del Valle receberá pela primeira vez o Liverpool, do Uruguai. O time equatoriano empatou sem gols em seus dois jogos contra os uruguaios na Copa Libertadores (0 a 0 contra Nacional nas oitavas de final em 2020 e depois foi eliminado nos pênaltis). Júnior Sornoza esteve presente no placar nos três jogos dos Rayados del Valle em casa (quatro gols). Já o Liverpool perdeu na sua única viagem ao Equador (3 a 0 contra o Universidad Católica, na pré-Libertadores em 2021) e não somou pontos depois de duas partidas na condição de visitante. Na estreia contra o Corinthians, o Negriazul foi o time com maior número de finalizações na trave (2) na rodada inicial da competição.

Nacional (URU) x Independiente Medellín (COL) | Grupo B

Nacional e Independiente Medellín serão rivais pela primeira vez na história da Libertadores. O Nacional empatou quatro dos últimos cinco confrontos contra colombianos e soma nove partidas sem vencer contra times desse país (desde o 1 a 0 contra o América de Cali em 2002). O Bolso venceu os últimos dois jogos do torneiro continental onde Camilo Cándido marcou um gol e uma assistência. O Independiente Medellín acumula cinco partidas sem vitórias contra rivais uruguaios na história do certame (três empates e duas derrotas) desde sua única vitória contra o Peñarol em 2009. O Poderoso de la Montaña empatou em suas últimas duas saídas (Pré-Libertadores 2023) e está há quatro jogos sem derrotas como visitante (duas vitórias e dois empates).

River Plate (ARG) x Sporting Cristal (PER) | Grupo D

Completarão 7 confrontos na história da competição. O River Plate leva vantagem no histórico (5V-1D) e obteve 100% dos pontos após 3 jogos como mandante contra o time peruano: 3-2 (1980), 5-2 (1996) e 3-1 (1998). O “Millonario” está há 4 partidas sem sofrer derrotas em casa e marcou 14 gols na última fase de grupos no Monumental. O Sporting Cristal venceu 1 dos 6 jogos contra o elenco argentino: 2-1 (Nolberto Solano e Julinho; Hernán Crespo) nas 8vas de final da Libertadores 1996. O “Cervecero” soma 9 partidas sem vencer fora do seu estádio (2E-7D) e sua última vitória de visitante foi vs. Olimpia em 2019 (0-1).

Flamengo (BRA) x Ñublense (CHI) | Grupo A

Pretendem conseguir a primeira vitória na Libertadores 2023 após cair em suas respectivas estreias pelo Grupo A. O Rubro-Negro mantem um invicto de 5 jogos contra times do Chile no máximo certame sul-americano (4V-1E). O campeão defensor venceu 9 das últimas 10 partidas da Libertadores e soma 9 vitórias seguidas em seu estádio. O “Diablo Rojo”, que fará sua estreia como visitante na história da Copa, perdeu seus 2 jogos internacionais fora de casa (pela Sul-Americana 2008 e 2022). Juan Leiva foi o jogador com mais passes (76) e desarmes (9) na estreia oficial do Ñublense.

Corinthians (BRA) x Argentinos Juniors (ARG) | Grupo E

Se enfrentarão pela primeira vez no certame continental. Ambas equipes começaram o Grupo E com uma vitória. O Corinthians empatou os últimos 3 jogos contra rivais argentinos na Copa Libertadores (1-1, 0-0 e 0-0 vs. Boca em 2022). Fágner aportou 2 assistências na estreia do Timão contra o Liverpool. O Argentino Juniors nunca perdeu ante brasileiros jogando como visitante na história da competição (1-2 vs. Vasco da Gama, 0-1 e 2-2 vs. Fluminense). Gabriel Ávalos e Javier Cabrera foram os jogadores com mais finalizações na vitória do “Bicho” contra o Independiente del Valle (5 e 4 respectivamente).

Colo Colo (CHI) x Monagas (VEN) | Grupo F

Será um dos confrontos inéditos na Libertadores. O Colo-Colo venceu os 18 jogos contra rivais venezuelanas na história da competição (obteve 9 vitórias de local com 16 gols a favor e 2 em contra). Brayán Cortéz foi uma das figuras do Cacique em sua estreia com 6 defesas e 7 rebatidas. Monagas completará 10 jogos de Copa Libertadores. O time de Maturín perdeu suas 4 partidas fora de casa no certame sul-americano (derrotas no Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile). Orlando Mosquera foi determinante no 0-0 contra o Boca na rodada inicial do Grupo F (5 defesas e 5 rebatidas).

Barcelona (EQU) x Bolívar (BOL) | Grupo C

Vão disputar o terceiro confronto pela Copa Libertadores. Foram rivais nas 4tas de final em 1998 quando Barcelona se impôs por 5-1 na série e avançou às semifinais. O Barcelona venceu por 4-0 (Nicolás Asencio x2, Luis Gómez e Julio Rosero) na partida em casa contra os bolivianos. Os “Canarios” estão há 3 jogos sem sofrer derrotas nem receber gols jogando em casa pela Libertadores (0-0, 2-0 e 0-0). O Bolívar nunca venceu em Equador na história do certame (1E-7D). Seu único ponto em solo equatoriano foi por 1-1 vs. Delfín em 2018. O “Celeste” venceu 2 de suas últimas 17 viagens (2-3 vs. Defensor Sporting em 2019 e 2-3 vs. Deportivo Lara em 2022).

Racing (ARG) x Aucas (EQU) | Grupo A

Buscarão continuar com pontuação perfeita na atual competição. Aucas, que vai estrear como visitante na história da Copa Libertadores, perdeu em seu único jogo em solo argentino (1-0 vs. Vélez na Sul-americana 2020). O Racing venceu com mesmo placar em seus 2 confrontos anteriores contra os equatorianos: 2-0 vs. El Nacional e Emelec na fase de grupos em 1997. A “Academia” completará 50 partidas em casa pela Copa Libertadores (acumula 32 vitórias, 10 empates e 7 derrotas). A equipe argentina não perdeu em seus últimos 10 jogos pela fase de grupos.

Atlético Nacional (COL) x Melgar (PER) | Grupo H

Vão jogar pela primeira vez na história da Libertadores. O Atlético Nacional se mantém invicto contra equipes peruanas no certame sul-americano após 6 partidas com 16 gols a favor e 2 recebidos (5V-1E). O Melgar completará 5 jogos contra colombianos na Libertadores (venceu os últimos 2 confrontos contra Junior em 2019: 1-0 e 0-1). Dorlan Pabón marcou duplicado e teve 5 finalizações na vitória do Verde Paisa contra o Patronato (1-2). Bernardo Cuesta, capitão e artilheiro do time Arequipeño e máximo artilheiro da última Sul-Americana (8), registra 5 gols em 25 partidas de Copa Libertadores.

Palmeiras (BRA) x Cerro Porteño (PAR) | Grupo C

Contam com 12 confrontos na história do torneio. O Palmeiras vence no historial (6 vitórias , 4 empates e 2 derrotas) e venceu nos 2 jogos recentes (0-3 e 5-0 pelas 8vas de final em 2022). A equipe brasileira soma 10 partidas sem sofrer derrotas como mandante pela Libertadores e marcou 13 gols na última fase de grupos jogando em casa. O Cerro Porteño venceu 2 vezes o Verdão, ambas em solo brasileiro: 2-3 (2006) e 0-1 (2018). O “Ciclón de Barrio Obrero” conta com pontuação perfeita após 5 partidas na atual edição (inclui Ronda Preliminar). Suas últimas derrotas foram precisamente contra os de São Paulo (oitavas de final em 2022).

Libertad (PAR) x Alianza Lima (PER) | Grupo G

Voltarão a se enfrentar pela Copa Libertadores depois de 11 anos. O Libertad venceu os 2 confrontos na fase de grupos em 2012 (4-1 e 1-2). O “Gumarelo” não perdeu em seus últimos 8 jogos como mandante no certame (5V-3E). Diego Gómez marcou o único gol na vitória contra o Atlético Mineiro e foi o jogador com maior número de finalizações (3) no time paraguaio. O Alianza Lima venceu 2 vezes contra rivais do Paraguai na competição da : 3-0 vs. Cerro Porteño (1978) e 0-1 vs. Olimpia (2003). O elenco peruano alcançou a maior sequência de partidas sem vencer pelo torneio sul-americano: 30 partidas (não conseguiu a vitória desde o 1-0 a Nacional em 2012).

Conteúdo Patrocinado