Favoritos e surpresas: O que esperar das oitavas da Champions? - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Duelo de favoritos e surpresas: O que esperar das oitavas de final da Champions League?

Duelo de favoritos e surpresas: O que esperar das oitavas de final da Champions League?

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/02/2023 às 12:25

São Paulo, SP

A Liga dos Campeões está de volta e os confrontos pelas oitavas de final começam nesta terça-feira, a partir das 17 horas (de Brasília). Pelo jogo de ida, os favoritos PSG e Bayern se enfrentam na França, enquanto Milan e Tottenham duelam na Itália. Confira o resumo de todos as partidas das oitavas de final da Champions League:

Liga dos Campeões: O que esperar das oitavas?




PSG x Bayern (14/02 - 17h)


No Parque dos Príncipes, em Paris, a equipe estrelada do PSG recebe o Bayern de Munique no duelo mais esperado da rodada. Entretanto, Neymar pode não ter a companhia dos astros Messi e Mbappé no time titular, isso porque ambos tiveram lesões e retornaram aos treinos nesta semana. Além disso, o PSG não vive boa fase. São apenas três vitórias nas últimas sete rodadas do Campeonato Francês e uma eliminação precoce na Copa da França.

Já o Bayern de Munique começa a embalar na temporada sob o comando do novo treinador Julian Naggelsmann. Após três empates seguidos, a equipe bávara venceu jogando bem os últimos dois jogos na Bundesliga. Apesar de não poder contar com o lesionado Sadio Mané, o Bayern poderá utilizar o lateral João Cancelo, contratado do Manchester City.


Milan x Tottenham (14/02 - 17h)


No San Siro, em Milão, os rossoneros querem espantar a má fase no Campeonato Italiano e garantir uma vaga nas quartas da Champions, algo que não alcançam desde 2012. O técnico Stefano Pioli deve repetir a escalação dos últimos jogos e ir a campo com três zagueiros.

Do outro lado, o Tottenham também vive fase irregular na Premier League, apesar de ter passado em primeiro lugar no grupo da Liga dos Campeões. Contra o Milan, a dupla de volantes titular será desfalque, já que Hojbjerg e Bentancur se lesionaram e devem dar lugar aos jovens Skipp e Sarr.


Brugge x Benfica (15/02 - 17h)


No Jan Breydelstadion, em Brugge, a supresa da competição que se classificou para as oitavas de final pela primeira vez desde a temporada 1977/78  recebe o Benfica. A campanha história desta temporada não foi suficiente para manter o técnico Carl Hoefkens no cargo, que foi trocado pelo inglês Scott Parker.

Em um grupo com PSG e Juventus, o Benfica terminou a fase de grupos em primeiro lugar após segurar empates com os franceses e vencer duas vezes o gigante italiano. O técnico Roger Schmidt perdeu o meia Enzo Fernández para o Chelsea, mas contratou Gonçalo Guedes, do Wolverhampton, e contará com a volta de lesão do atacante Gonçalo Ramos.


Dortmund x Chelsea (15/02 - 17h)


No Signal Iduna Park, em Dortmund, o Borussia vai encarar o reforçado Chelsea pelas oitavas de final. A equipe auri-negra vive bom momento no Campeonato Alemão, após vencer cinco partidas seguidas. Essa sequência se deve ao retorno de Marco Reus e do atacante Sebastian Haller, que superou um câncer e voltou aos gramados neste ano.

Já o Chelsea ainda não conseguiu decolar no Campeonato Inglês e ocupa apenas a 10ª colocação. Na janela de inverno, o clube gastou mais de 300 milhões de euros para reforçar a equipe e o técnico Graham Potter poderá escalar Mudrik, João Félix e Enzo Fernández contra o Borussia Dortmund.


Frankfurt x Napoli (21/02 - 17h)


No Deutsche Bank Park, em Frankfurt, o Eintracht encara o atual líder italiano Napoli. Campeão da última Europa League, o Frankfurt se classificou no grupo mais equilibrado da última fase e chega para o duelo desta quarta-feira vindo de uma derrota por 3 a 0 do Colonia, fora de casa, na Bundesliga.

Do outro lado, o Napoli está voando no Campeonato Italiano e abriu uma vantagem histórica na liderança de 15 pontos para o segundo colocado. Entretanto, na única partida mata-mata da temporada, a equipe de Luciano Spaletti foi derrotada nos pênaltis pela Cremonese e foi eliminada da Copa da Itália.


Liverpool x Real Madrid (21/02 - 17h)


No Anfileld, em Liverpool, os Reds terão a missão de encarar o atual campeão Real Madrid. Além de viver fase irregular na Premier League, o histórico recente do confronto com os espanhóis não favorece o Liverpool. Nos últimos seis encontros na Liga dos Campeões, cinco vitórias do Real, sendo duas finais e uma classificação para as semifinais.

Ao conquistar o Mundial de Clubes, o Real Madrid recupera a confiança após resultados negativos no Campeonato Espanhol. Contra o Liverpool, a equipe merengue terá os retornos de Karim Benzema e Militão, mas a presença do goleiro Courtois ainda é dúvida. Atrás do Barcelona em La Liga, Carlo Ancelotti deve apostar todas as fichas na busca por mais um título de Champions.


Leipzig x Manchester City (22/02 - 17h)


Na Red Bull Arena, em Leipzig, a equipe comandada por Marco Rose vai encarar o favorito Manchester CIty pelas oitavas de final. O Leipzig surpreendeu na fase de grupos ao vencer o Real Madrid, mas passa por um momento irregular na temporada. Contra os ingleses, Christopher Nkunku, eleito melhor jogador da última Bundesliga, deve retornar após lesão.

Já o Manchester City não está em sua melhor forma como nos últimos anos, mas é considerado favorito ao título pelo elenco forte e o bom treinador Pep Guardiola. O atacante Haaland foi contratado nesta temporada e já marcou 31 gols em 29 jogos, porém sofreu uma lesão pelo Campeonato Inglês e pode não chegar ao confronto em perfeitas condições físicas.


Inter x Porto (22/02 - 17h)


No San Siro, em Milão, a Internazionale enfrenta o Porto querendo voltar às quartas de final da Champions após 12 anos. Os nerazzurri ocupam a vice-liderança do Campeonato Italiano, mas as chances de título são remotas. Lautaro Martínez voltou a sua melhor fase e marcou três gols nos últimos quatro jogos.

Do outro lado, o Porto está em uma sequência de nove vitórias consecutivas e, na última partida, venceu o rival Sporting com gol nos acréscimos do brasileiro Pepê. Apesar da importante vitória, os meias Uribe e Galeno saíram lesionados e devem ser desfalques na Liga dos Campeões.

Conteúdo Patrocinado